Cintilografia com Leucócitos Marcados
Para que serve o exame?
Permite a investigação de febre de origem desconhecida, suspeita de infecção em próteses, osteomielite e doença inflamatória intestinal.
Preparo:
- Mulheres grávidas, com suspeita de gravidez ou amamentando não devem realizar o exame.
- É necessário jejum de no mínimo oito no máximo doze horas, mas não se preocupe, após a coleta do sangue é oferecido um desjejum.
- O paciente deverá tomar pelo menos 1 litro d’água até 2 horas antes do horário do exame.
- Trazer laudos de exames de imagem prévios como cintilografia, ressonância, tomografia computadorizada além de hemograma recente.
- Não é necessário suspender as medicações em uso, no entanto, solicitamos trazer por escrito todos os medicamentos que o paciente utiliza.
Como é realizado o exame?
É coletado do paciente um volume de 40mL de sangue, esse material é levado a uma cabine de segurança biológica onde os leucócitos são separados do restante do sangue, marcados com uma pequena quantidade de radiação e reinjetado no paciente cerca de duas horas após a coleta.
As imagens são adquiridas de cinco a seis horas após a reinjeção, duram em torno de uma hora e pode ser necessário a realização de imagens complementares da área de interesse no dia seguinte. No período entre a reinjeção e as imagens o paciente pode realizar normalmente todas as suas atividades do dia a dia.
Onde realizar: