Cintilografia Renal para Pesquisa de Hipertensão Renovascular (DTPA com CAPTOPRIL)

Cintilografia Renal para Pesquisa de Hipertensão Renovascular (DTPA com CAPTOPRIL)

– Permite a investigação de hipertensão arterial causada pelos rins.

– Para isso, faz-se uso de pequena quantidade de material radioativo, este medicamento não é contraste, não causa reações e a exposição à radiação é muito baixa.

– Mulheres grávidas, com suspeita de gravidez ou amamentando não poderão realizar o exame.

– É necessário que o médico nuclear saiba quais os medicamentos que o paciente faz uso antes do primeiro dia de exame. Assim, é indispensável que o paciente compareça a uma de nossas clínicas com o nome de todos os seus medicamentos ou que nos envie por e-mail ou whatsapp ANTES DA MARCAÇÃO DO ESTUDO.

– Se o médico nuclear do IMEB achar necessário suspender algum dos medicamentos, ele solicitará ao paciente que entre em contato com o médico solicitante para que troque o medicamento ou autorize sua descontinuação temporária. Medicamentos NUNCA devem ser suspensos sem a autorização do médico que solicitou o exame.

Preparo:

– Recomenda-se a ingestão de líquidos (aproximadamente três copos) antes do início de cada etapa do estudo.

– O paciente poderá esvaziar a bexiga quantas vezes desejar. No entanto, será solicitado que urine imediatamente antes do início de cada etapa do estudo.

– Trazer exames laboratoriais de uréia e creatinina, laudos de imagem prévios, como cintilografias renais, ultrassonografia, urografia excretora, uretrocistografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada entre outros.

Como é realizado o exame?

O estudo será realizado em duas etapas, em dias diferentes.

No primeiro dia de estudo (1ª etapa), o paciente deverá esvaziar completamente a bexiga. Logo em seguida, será posicionado no aparelho e irá receber uma pequena quantidade de material radioativo por via endovenosa. Serão adquiridas imagens dos rins e da bexiga com duração de aproximadamente 40 minutos. Se necessário, será realizada aquisição de imagem adicional tardia da região abdominal.

No segundo dia (2ª etapa), o paciente receberá uma dose do medicamento captopril por via oral. Na hora que se segue serão realizadas aferições de sua pressão arterial, de 15 em 15 minutos. Logo em seguida, serão adquiridas imagens semelhantes às do primeiro dia. Esta etapa terá duração de aproximadamente uma hora e 40 minutos.

Obs.: Se o paciente estiver com níveis de pressão arterial normais no dia dos estudos, somente a 1ª etapa do exame será realizada.

Onde realizar:

Fale conosco

Deixe sua mensagem aqui.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

IMEB -- 2018 © Copyright