Aguenta, coração! - IMEB

Aguenta, coração!

Na Copa do Mundo, é bom torcer com moderação

Dois estudos, feitos em 2002 e em 2006, revelaram um aumento de 40% a 60% nos casos de infarto entre torcedores europeus durante o período de Copa do Mundo. Neste ano, o coração dos brasileiros é que será avaliado em uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia, em quinze hospitais do país.

Por que os infartos acontecem durante os jogos: “Emoções fortes aumentam o nível de adrenalina no sangue, o que eleva a pressão arterial e os batimentos cardíacos e provoca o estreitamento dos vasos sanguíneos”, explica o cardiologista Nabil Ghorayeb. Evidentemente, isso só afeta quem já tem outros fatores de risco – a combinação pode provocar rompimento ou obstrução dos vasos.

Quem está sob risco
: Hipertensos, diabéticos, fumantes, obesos, sedentários, pessoas com colesterol alto e que apresentam histórico de doenças cardiovasculares, como infarto ou derrame.

O que fazer nesses casos
: Evitar o consumo excessivo de álcool, cigarro, alimentos muito salgados e bebidas que contenham cafeína, principalmente nos dias de jogos. Para quem toma anti-hipertensivos diariamente, é recomendável conversar com o médico sobre a possibilidade de antecipar o horário da medicação. O ideal é tomá-la antes da partida.

Não perca tempo e agende seu exame:

* Angiotomografia das coronárias (Angio-TC coronárias):
– Asa Sul: Unidade Centro Clínico Sul, PET-CT – (61) 3202-1702

* Cintilografia miomárdica
– Asa Norte: Unidade Dr. Crispim – (61) 3326-0033
– Asa Sul: Unidade Centro Clínico Sul – (61) 3245-1802
– Taguatinga: Unidade Hospital Anchieta – (61) 3352-7457

 

 

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Notícias

28 de maio de 2014

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas