Alimentos que protegem o coração - IMEB

Alimentos que protegem o coração

Uma alimentação balanceada, com baixo teor de gorduras saturadas, trans, sal e açúcar é fundamental para a saúde do coração. Uma dieta saudável é aquela que fornece quantidades adequadas de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais para o nosso organismo. De modo geral, nenhum alimento deve ser proibido, o importante é o equilíbrio energético, isto é, o balanço entre calorias consumidas na alimentação e as calorias gastas nas atividades físicas.

Entretanto, quando o assunto é a saúde do coração, alguns alimentos devem ser evitados como gorduras saturadas e trans, sódio, açúcar e carboidratos em excesso.

A dieta mediterrânea é inspirada pelos costumes das populações que vivem na região Sul da Itália, Grécia e Espanha. A alimentação desses povos tem pouco sal, poucos alimentos industrializados e pouca gordura de origem animal. Há uma alta ingestão de frutas, verduras, legumes, peixes, oleaginosas como as nozes, cereais integrais e azeite de oliva.

A dieta cardioprotetora divide os grupos de alimentos em três cores da bandeira brasileira: verde (frutas, verduras, legumes e desnatados), amarelo (pães, massas, arroz e batata) e azul (carnes, peixes e aves). A ideia é pensar na bandeira na hora de montar o prato, respeitando a proporção das cores, ou seja, muito verde, amarelo de forma moderada e azul em menor quantidade.

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Notícias

19 de setembro de 2014

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas