Balão Intragástrico é utilizado como método de emagrecimento saudável e eficaz em casos de Sobrepeso e Obesidade - IMEB

Balão Intragástrico é utilizado como método de emagrecimento saudável e eficaz em casos de Sobrepeso e Obesidade

Ministérios da Saúde revela que 52,5% da população brasileira está acima do peso no País. O cirurgião da obesidade Kairo Dias Moreno ressalta a importância de um tratamento eficaz e saudável na busca pela perda de peso.

O sobrepeso e a obesidade estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros, o que tem tornado a procura por métodos de  emagrecimento  eficazes cada vez mais constante. De acordo com o Ministério da Saúde, mais da metade da população brasileira está acima do peso ideal no País (52,5%) e, destes, 17,9% estão obesos. Os números são da pesquisa Vigitel 2014 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas) e reforça a importância de se ter hábitos de vida mais saudáveis a fim de se evitar sérios riscos de saúde, como  a diabetes , a hipertensão e problemas ortopédicos. Devido a isso, muitos têm optado pelo balão intragástrico, por ser um método eficaz e não cirúrgico. “O balão restringe a capacidade do estômago de receber alimento, ocupando 1/3 de espaço. Assim, favorece a saciedade precoce do paciente, diminuindo o seu apetite. O mais importante é que ele não corre os riscos de uma cirurgia”, explica o cirurgião da obesidade Kairo Dias Moreno, da Medicone.

O balão intragástrico é indicado para pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 27 ou acima de 50, que estejam na fase pré-operatória de cirurgia bariátrica e precisam emagrecer antes de realizar o procedimento, visando reduzir os riscos à saúde. O balão tem duração de seis meses, é feito de silicone e introduzido no estômago do paciente por meio de uma endoscopia. Desta forma, não há necessidade de cortes e o processo é reversível. Após a colocação, ele é preenchido com azul de metileno, assim, qualquer vazamento ou problema pode ser identificado pela urina do paciente. “Quando o tratamento é acompanhado de um nutricionista, é possível trabalhar mais facilmente a mudança dos hábitos alimentares do paciente e isso evita com que ele ganhe peso após a retirada do balão, o que pode ocorrer em alguns casos. Este método de tratamento é muito interessante para quem busca mudar o estilo de vida. É o pontapé inicial para uma nova vida”, destaca o cirurgião.

A procura pelo balão intragástrico tem aumentado a cada ano e está sendo utilizado por pessoas com sobrepeso ou obesidade que não querem se submeter a cirurgia bariátrica ou que não obtiveram resultados com dietas personalizadas. Nestes casos, o balão se torna um método de emagrecimento saudável e eficaz, que faz com que o paciente aprenda a comer melhor e em menor quantidade e entenda o que é saciedade. “É fundamental que o paciente seja acompanhado por um nutricionista e por um psicólogo, além de fazer atividades físicas regulares”, ressalta Kairo.

FONTE:http://www.segs.com.br/saude/515-balao-intragastrico-e-utilizado-como-metodo-de-emagrecimento-saudavel-e-eficaz-em-casos-de-sobrepeso-e-obesidade.html

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Destaque Notícias

20 de janeiro de 2016

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas