Benefícios do Feijão Preto para a saúde - IMEB

Benefícios do Feijão Preto para a saúde

Os benefícios do feijão preto são diversos, pois possui grande quantidades nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, é um alimento saudável e dietético que pode aumentar a sua saúde geral de várias maneiras. Lembrando que o feijão preto pertence a família Phaseolus vulgaris. Ele é encontrado em todas as cozinhas do mundo, principalmente na latino-americana. Seu nome pode mudar de acordo com várias culturas ao longo da América do Sul e Central. Existem 6 tipos principais de Feijão Preto com aparências relativamente e valores nutricionais semelhantes.

A forma geral do feijão preto pode ser alterada sem perda dos benefícios nutricionais, embora alguns possam ser perdidos quando são feitos em sopas ou quando triturados e exposto a altas temperaturas. O seu crescimento rápido e baixo custo da cultura, fez o feijão preto se tornar uma moda cultural.

Uma técnica de preparação popular é a de mergulhar feijão em água antes de cozinhar ou comê-los. Ao permitir que o feijão fique de molho na água, os estudos têm mostrado que certas fitatos e taninos são removidos, o que reduz a disponibilidade de nutrientes e os grãos também retêm “amido resistente” benéfico sem perder algum do conteúdo total de carboidratos. Em algumas partes do mundo, o feijão preto possuem lugar garantido na Pirâmide Alimentar, porque eles são uma parte vital das dietas culturais.

O feijão preto é muito popular entre os vegetarianos, porque quando eles são combinados com arroz integral, uma “proteína completa” é formada. Um problema comum em dietas vegetarianas é a aquisição de quantidades adequadas de proteínas, assim o feijão preto e o arroz integral podem oferecer uma solução simples e barata.

Para uma pequena leguminosa tal despretensiosa, o feijão preto é rico em diversos nutrientes que afetam nossos corpos de inúmeras maneiras. Eles são muito ricos em fibras e proteínas, bem como em vitaminas e minerais, como Vitamina A, Cálcio, Ferro e Manganês. O feijão preto também tem altos níveis de flavonoides, que têm capacidades antioxidantes, particularmente antocianina e contém alguns ácidos graxos ômega-3, que é considerado uma forma “bom” de colesterol.

Conheça agora mais alguns benefícios do feijão preto para a sua saúde:

Para Saúde Cardiovascular: Um dos melhores benefícios da adição do feijão preto à sua dieta diária ou semanal é o alto nível de fibra que eles contêm. Ele têm altas concentrações de fibra solúvel, que tem sido comprovada eficaz na redução do colesterol no sangue. A fibra solúvel atrai água e transforma-se em um gel durante a digestão. Além disso, considerando que a fibra insolúvel adiciona massa à alimentação e ajuda-o passar através do sistema digestivo mais rápido. A redução do colesterol no sangue pode reduzir o espessamento das paredes das artérias, o que pode prevenir ataques cardíacos e derrames. O Feijão Preto também têm pequenas quantidades de ácidos graxos ômega-3 , o “bom” de colesterol que ajuda a equilibrar os efeitos negativos de ácidos graxos ômega-6, o “mau” colesterol. Eles têm o efeito anti-hipertensivo o que significa que eles podem melhorar o fluxo de sangue, a pressão arterial, e colocar menos tensão ou estresse oxidativo no sistema cardiovascular.

Na Prevenção do Câncer: O Feijão Preto tem demonstrado que pode reduzir o risco de certos tipos de câncer devido aos flavonoides encontrados no seu revestimento de sua semente. Foram encontrados 8 tipos de flavonóides diferente no tegumento da semente, três deles são antocianinas. Os flavonóides são basicamente pigmentos de fitonutrientes que funcionam como antioxidantes no corpo para combater a doença e os radicais livres. As antocianinas são pigmentos, mas podem ter um efeito poderoso sobre o corpo, incluindo a inibição do crescimento de vasos sanguíneos para os tumores cancerosos, o abrandamento do crescimento das células perigosas e aumentando a velocidade de apoptose (morte celular) em células cancerosas. Então, faça o Feijão Preto uma arma muito poderosa na luta contra o câncer, se você o adicionar regularmente para a sua dieta.

Para Problemas digestivos: É um grande regulador de problemas digestivos porque contêm níveis elevados de proteína e fibra em uma pequena porção de feijão. As proteínas e fibras ajudam a transportar alimentos através do trato digestivo. O Feijão Preto é digerido mais lentamente do que a carne, que tem um teor de proteína semelhante. Portanto, o consumo do Feijão Preto pode deixá-lo satisfeito por mais tempo. Desta forma, este alimento pode limpar um sistema digestivo e ajudar a evitar excessos.

Para Açúcar no Sangue: As taxas desiguais no sistema digestivo podem causar desequilíbrio nos níveis de açúcar no sangue, mas o Feijão Preto pode regular esta questão muito bem. Como mencionado acima, a fibra e a proteína do Feijão Preto mantêm a digestão fluindo de forma constante, por isso as doses concentradas de absorção de nutrientes não ocorrem. A remoção constante de nutrientes ocorre durante todo o processo digestivo. Quando a digestão é instável, picos ou falhas de açúcar no sangue pode ocorrer, que são perigosos e até mesmo fatal para pacientes com Diabetes ou condições relacionadas com o açúcar no sangue.

Para Sulfitos e Disfunção Sexual: Estudos têm demonstrado que o Feijão Preto é extremamente rico em molibdênio, um mineral raro não encontrado frequentemente nos alimentos. O molibdênio é importante para uma série de razões, principalmente porque ele pode quebrar e desintoxicar sulfitos. Os sulfitos são compostos ácidos encontrados em vinhos, frutas secas, e alguns vegetais, e muitas pessoas são sensíveis aos seus efeitos, que incluem Dores de Cabeça e desorientação. O molibdênio encontrado no Feijão Preto neutraliza estes efeitos, neutralizando os efeitos negativos que as pessoas possam desfrutar desses alimentos novamente. Além disso, o molibdênio pode reduzir a impotência e disfunção eréctil em homens mais velhos quando regularmente consumidos na dieta. Esta vitamina rara tem sido regularmente ligada ao aumento da energia e interesse na atividade sexual em homens mais velhos.

Para Sistema Nervoso: O Feijão Preto também beneficiar as atividades do sistema nervoso, ajudando a fornecer a carga necessária aminoácidos e molibdênio. Os feijões pretos têm muitas vitaminas e minerais, mas há visivelmente uma maior quantidade de Vitamina B9, ou folato. O Acido Fólico desempenha um papel fundamental na regulação de aminoácidos específicos que o sistema nervoso exige. Sem folato no corpo, os estudos têm demonstrado um aumento nos níveis de homocisteína, que pode ser um precursor perigoso para doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer e doença de Parkinson.

Para Saúde no Pré-Natal: Outro benefício do folato, que é encontrada em níveis tão elevados no Feijão Preto, é o seu papel na proteção de crianças no útero. Os níveis de folato no corpo de uma mulher são essenciais para o desenvolvimento saudável do feto, particularmente no cérebro e medula espinhal. Ao adicionar quantidades saudáveis de Feijão Preto, e, portanto, folato em sua dieta, você pode proteger o seu bebê enquanto ele ainda está no útero.

Outros Benefícios do Feijao Preto Para Saúde

  • O Feijão Preto têm efeitos anti-hipertensivos ligeiramente, o que significa que eles podem melhorar o fluxo de sangue, a pressão arterial, e colocar menos tensão ou stress oxidativo no sistema cardiovascular como um todo.
  • Além de melhorar o funcionamento do intestino, o consumo de Feijão Preto tem a função de um excelente medicamento natural contra a Anemia, pois o alimento é rico em ferro, carboidratos, potássio e Acido Fólico.
  • O Feijão Preto é uma boa fonte do mineral Manganês, que é um co-fator essencial numa série de enzimas importantes na produção de energia e defesas antioxidantes.
  • O Feijão Preto evitar o aparecimento de coágulos sanguíneos que provocam infartos, por exemplo, por ter antocianinas e flavonoides.

Cuidados Com o Feijão Preto: O Feijão Preto têm revestimentos de sementes naturais que protegem os seus conteúdos nutritivos dos predadores e insetos enquanto cresce na natureza. Um dos componentes de revestimento de semente que é ácido fítico que protege a semente da germinação prematura. Se o ácido fítico não é removido a partir do feijão antes de comer podem impedir que o Cálcio, Magnésio e Cobre sejam absorvidos como nutriente pelo corpo. Estes minerais não absorvidos podem se acumular e causar muitas condições diferentes, desde pequenas irritações à irritabilidade digestiva. Basicamente, antes de cozinhar o feijão certifique-se de que eles tenham ficado de molho em água para neutralizar os efeitos nocivos do ácido fítico.

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Destaque Notícias

18 de maio de 2016

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas