COGUMELO: fonte de proteína e tem baixo valor calórico - IMEB

COGUMELO: fonte de proteína e tem baixo valor calórico

O cultivo de cogumelos é milenar, gregos, romanos, chineses já plantavam o alimento há mais de 1500 anos.  Desde essa época os produtores aprenderam a cultivar e diferenciar os cogumelos comestíveis, os venenosos e os medicinais, pois nem só por ser cogumelo que ele poder ser inserido na alimentação, fique atento.

Estima-se que existam mais de 4.500 espécies de cogumelos, sendo as mais conhecidas: Champignon, Shiitake, Shimeji e Hiratake.

O cultivo do cogumelo é uma tarefa razoavelmente fácil,pois necessita apenas de tomar alguns cuidados com relação à temperatura, umidade e ventilação. Como é muito sensível, o cogumelo cresce forte a uma temperatura entre 20ºC e 24ºC, com umidade de 70% a 80%. Precisa também de ventilação para evitar o acúmulo de gases venenosos que o próprio fungo desprende.

Todos os cogumelos comestíveis possuem os mesmos benefícios. É um alimento de baixo valor calórico e alto valor proteico. Eles contêm polissacarídeos, compostos poderosos que ajudam na construção da imunidade.

Devido ao fato de serem ricos em vitaminas A e C, D, betacaroteno, compostos fenólicos, terpenos, entre outras substâncias que apresentam efeitos antioxidantes, consumir alguns tipos de cogumelos pode ser uma ótima opção no combate aos radicais livres.

O cogumelo é rico em vitaminas do complexo B, sais minerais e fibras. Com baixo teor de carboidratos, gorduras e colesterol, o alimento possui ainda riboflavinas, substância que favorece o metabolismo de gorduras, açúcares e proteínas e é importante para a saúde dos olhos, boca, pele e cabelos.

Os cogumelos são altamente ricos em proteínas, sais minerais, ferro, vitaminas B1 e B2, cálcio, fibras e outros elementos que beneficiam a saúde, por isso os cogumelos comestíveis vêm ganhando espaço de destaque na alimentação.

Os cogumelos não são enquadrados nos grupos de vegetais, verduras ou legumes, mas sim na categoria de fungos. Em países da Europa e da Ásia, onde os cogumelos comestíveis são muito populares, eles são conhecidos como “carne vegetal”, devido a alta concentração de proteínas que estão presentes a carne, serem encontradas nesses alimentos.

Benefícios dos cogumelos

O cogumelo é um alimento presente na alimentação cotidiana dos japoneses, conhecidos pela sua longevidade e qualidade de vida saudável, ele está presente nas comidas e também nas bebidas como nos chás.

Além de ricos em proteínas, que equivalem ao valor nutritivo presente nas carnes, os cogumelos possuem baixo teor de gorduras e carboidratos, estimulam  o sistema imunológico e auxiliam na prevenção de doenças como câncer, lúpus, hepatite, HPV, Aids e muitas outras.

Os cogumelos também são ótimos aliados para quem está em busca de emagrecimento, pois apresentam muitas proteínas e fibras e possuem baixo valor calórico, porém devem ser consumidos aliados a uma dieta equilibrada.

Os cogumelos são formados pelas seguintes partes, de acordo com a figura:

cogumelo

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Destaque Notícias

31 de agosto de 2016

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas