Como estimular um homem a fazer check-up? - IMEB

Como estimular um homem a fazer check-up?

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a expectativa de vida dos homens brasileiros é cerca de 7 anos menor que a das mulheres, e parte disso se deve ao fato de que eles não têm a mesma preocupação com a saúde.

Muitos problemas de saúde – e até causas de óbito – entre a população masculina poderiam ser evitados com a realização de visitas regulares ao médico e dos exames preventivos ao longo da vida.

Nesse sentido, um dos cuidados mais importantes é a realização dos check-ups, que muitos homens acabam adiando ou mesmo não fazendo.

Neste artigo vamos abordar a importância do check-up do homem, os principais exames que eles devem fazer e como incentivá-los a cuidar da saúde corretamente.

Acompanhe!

A importância do check-up do homem

A realização periódica do check-up é fundamental para a saúde e boa qualidade de vida do homem. 

Primeiramente, porque fazer exames regulares é determinante para o diagnóstico precoce de diversos problemas de saúde, como o câncer de próstata, onde a rápida descoberta da doença aumenta as chances de cura em mais de 90% e, muitas vezes,  torna os tratamentos mais simples, rápidos e menos invasivos.

Também porque, por meio do check-up, é possível identificar possíveis predisposição para certas doenças, como hipertensão e colesterol alto, por exemplo.

Da mesma forma, uma simples alteração na glicemia – descoberta através de exame de sangue – pode desencadear uma mudança nos hábitos alimentares e impedir o surgimento de diabetes.

De maneira geral, a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que todos os homens com mais de 40 anos passem a fazer exames preventivos anualmente. Caso haja histórico familiar – em pais ou irmãos, por exemplo – as ações preventivas devem começar mais cedo, a partir dos 35 anos.

Já para homens com fatores de risco, como sedentarismo, sobrepeso ou ser fumante, a rotina de exames deve começar a partir dos 30 anos, com acompanhamento médico.

Check-up masculino: conheça os 4 principais exames para realizar

Como estimular um homem a fazer check-up?

Em muitas famílias, são grandes as dificuldades de convencer os homens a visitarem o médico sem estarem se sentindo mal ou com algum sintoma ou problema aparente.

É o chamado “mito do super-herói”, quando há o pensamento de que nada pode afetá-los. Segundo dados do Ministério da Saúde, 31% dos homens não têm o hábito de ir ao médico e desses, 55% afirmam que não precisam.

O grande problema desse pensamento é que várias doenças – como as cardiovasculares e o câncer de próstata – são silenciosas e, quando dão algum sinal, já estão avançadas e com menos chance de cura.

Por esse motivo, é muito importante o envolvimento de toda a família para que os incentive a realizar exames preventivos.

Um levantamento feito pelo Centro de Referência em Saúde do Homem, em São Paulo, apontou que 70% dos homens que procuraram um consultório médico o fizeram por influência da esposa ou dos filhos.

Veja, neste artigo, os cuidados mais importantes que todo homem deve ter a partir de 40 anos

Principais causas de morte entre os homens

Toda essa resistência que muitos homens têm de fazer acompanhamento médico e realizar o check-up se reflete diretamente na menor expectativa de vida masculina. 

E as principais causas de morte na população masculina, entre os 25 e 59 anos, estão ligadas aos maus hábitos de saúde e à falta de exames preventivos. 

Entre essas causas, podemos citar:

  • Doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC) e hipertensão arterial;
  • Tumores malignos, sendo os mais comuns o câncer de próstata, de pulmão (com taxa de letalidade de 82%), de cólon e reto, de estômago e de fígado;
  • Doenças do aparelho digestivo, principalmente doenças do fígado, provocadas pelo alcoolismo, como cirrose, esteatose hepática e hepatite alcoólica;
  • Doenças respiratórias, como pneumonias, doenças pulmonares obstrutivas crônicas, asma e infecções das vias aéreas.

Além desses, também é alta a taxa de mortes por fatores externos, como acidentes de carro e violência.

Você sabia que quase 40% dos homens não fazem nenhum exame preventivo contra o câncer? Saiba mais neste artigo!

Exames que todo homem precisa fazerExames da próstata

1. Exames da próstata

Fundamental para o diagnóstico de câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma.

Indicado para todos os homens a partir dos 50 anos, e para os afrodescendentes e aqueles com histórico familiar de câncer de próstata já a partir dos 45 anos.

Essa avaliação consiste de uma exame de sangue (PSA) e do toque retal, que é um exame rápido, indolor e fundamental para o diagnóstico precoce dessa doença tão perigosa.

Quais são as principais causas do câncer de próstata? Saiba a resposta neste outro artigo do Blog!

2. Exames cardiovasculares

Por ser uma das maiores causas de morte entre homens, os exames para a prevenção de doenças cardiovasculares são recomendados, anualmente, para todos os homens saudáveis a partir dos 40 anos.

Entre as avaliações mais comuns estão o eletrocardiograma, ecocardiograma, aferição da pressão arterial e o teste ergométrico de esforço.

Em casos onde há histórico familiar de doenças cardíacas ou fatores de risco, como obesidade, hipertensão, colesterol alto e diabetes, o recomendado é fazer esse check-up anual a partir dos 30 anos de idade.

Falando especificamente do teste ergométrico, ele pode ser feito em esteira ou bicicleta, e permite avaliar a saúde do sistema cardiovascular do paciente, sendo importante para diagnóstico precoce de problemas no coração. 

Essa avaliação também pode ser solicitada juntamente com os demais exames cardiológicos no check-up anual, ou como parte da chamada “estratificação de risco” para a realização de cirurgias.

3. Níveis de colesterol

Um dos exames mais importantes para a saúde do homem é o que mede os níveis de gordura no sangue, como o colesterol e os triglicerídeos.

Afinal, colesterol elevado é um fator determinante para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O resultado irá revelar o nível de colesterol total, o LDL (colesterol ruim), o HDL (considerado bom), além da quantidade de triglicerídeos.,

Dessa forma, é recomendado que todos os homens, a partir dos 20 anos, avaliem seu nível de colesterol periodicamente, ou antes, caso tenha alguma predisposição.

4. Dosagem de testosterona

Entre os 40 e os 50 anos, os níveis dos hormônios sexuais começam naturalmente a cair, principalmente a testosterona. Isso costuma provocar alterações emocionais e físicas, que prejudicam bastante a qualidade de vida. 

Esse quadro é conhecido por andropausa, e seus principais sinais são:

  • Redução do desejo sexual;
  • Dificuldade para ter ou manter a ereção;
  • Depressão;
  • Perda de densidade óssea. 

A dosagem da testosterona, diferentemente de outros exames que todo homem precisa fazer, não é um exame de rotina, mas deve ser considerada sempre que forem percebidas as alterações citadas acima.

Essa avaliação pode ser feita tanto por urologistas quanto por endocrinologistas.

Veja como o check-up cardiológico pode ajudar no combate a diversas doenças!

Para exames de imagem, procure o IMEB!

Como vimos no artigo, realizar um check-up anual é fundamental para a saúde e qualidade de vida dos homens. Principalmente a partir dos 40 anos, quando o organismo masculino se torna mais suscetível ao surgimento de diversas doenças.

Apesar disso, o índice de homens que frequentam consultórios e realizam exames periódicos ainda é muito baixo. Para estimular o homem a fazer check-up, é fundamental que a família participe ativamente desse processo de convencimento.

E caso precise de uma clínica segura e confiável para realizar esses exames, você pode contar com o IMEB. Somos especialistas em exames de diagnóstico por imagem, e contamos com profissionais altamente qualificados para oferecer a você o melhor atendimento. Venha cuidar da sua saúde conosco!

Caso você esteja em Brasília ou no Entorno e tenha exames de imagem solicitados, agende seu exame agora mesmo!

QUERO AGENDAR MEUS EXAMES NO IMEB

Também atendemos diversos convênios. Consulte a lista abaixo para ver se o seu plano está incluído.

LISTA DE CONVÊNIOS

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Saúde do Homem

29 de novembro de 2021

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas