CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE PRATICAR MUSCULAÇÃO - IMEB

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE PRATICAR MUSCULAÇÃO

Você sabia que levantar peso modela o corpo, contribui para a saúde óssea e ainda emagrece? Não? Então, conheça os benefícios de praticar musculação e conquiste um shape perfeito e saudável.

Benefícios da musculação

  • 1. Dá mais força e resistência

Esse é o objetivo de todos os praticantes dessa atividade. Mas para chegar até ele é preciso seguir um plano de treino que estabelece o peso de cada atividade e a frequência, como uma série com doze repetições com pesos de 5 kg. Com o tempo e a adaptação do aluno esse plano é alterado. Para obter o resultado comece a treinar três vezes na semana, depois passe para cinco, quantidade considerada ideal.

  • 2. Acelera o metabolismo

Puxar peso aumenta o tônus muscular, que é aquela tensão leve que você sente tanto durante o treino quanto em repouso. Com isso, o corpo consome mais energia, mesmo sem realizar nenhuma atividade física. A consequência: aumento do gasto calórico basal, necessário para atender as necessidades de todo o organismo, o que leva ao emagrecimento.

  • 3. Mais saúde óssea

O osso é uma estrutura que constantemente se remolda já que existem células responsáveis por sua formação e outras que atuam na destruição. “Entre os fatores que estimulam essa construção, o principal é a atividade física com peso, como a musculação”, explica Tomas Mosaner de Souza Moraes, ortopedista e médico do esporte (SP). Além disso, a própria formação de músculo diminui as chances de fratura óssea.

  • 4. Age na doença crônica

A atividade física acompanhada de uma nutrição adequada é uma aliada na prevenção e no controle de diabetes e pressão alta. “Nos casos de doença leve, quando o exercício é feito de modo correto pode até evitar o uso de medicamentos”, alerta Moraes. Converse com um profissional para saber o que é mais indicado, pois os exercícios podem ser feitos em aparelho, com pesos livres (halteres e barras) ou o peso do próprio corpo.

  • 5. Previne a perda muscular

Com o avanço da idade aparece a sarcopenia, que é a redução da massa muscular. Este é um processo natural gerado por desgaste e fatores hormonais. Nesse caso, pratique a musculação para reverter o quadro e ganhar, além de massa, tecido ósseo, prevenindo quedas e fraturas patológicas.

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Destaque Notícias

8 de dezembro de 2015

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas