Doenças e distúrbios endócrinos - IMEB |

Doenças e distúrbios endócrinos

As doenças e distúrbios endócrinos podem apresentar diversos sintomas que variam de intensidade e de frequência. “Nossas glândulas endócrinas principais são hipófise, tireoide, paratireoide, pâncreas, suprarrenal, ovários e testículos, e a disfunção de uma delas pode comprometer toda nossa saúde”, explica a Dra. Larissa Garcia Gomes, diretora da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

O sistema endócrino é responsável pela produção de substâncias químicas denominadas hormônios, que são secretados no sangue, e vão regular diferentes células e tecidos do organismo. As células especializadas responsáveis pela produção dos hormônios são conhecidas como células endócrinas.

Doenças endócrinos: fique alerta para conversar com seu médico sobre seus níveis hormonais.

Andropausa

Cansaço, diminuição da força muscular e disfunção sexual, podem ser decorrentes da diminuição dos hormônios masculinos em razão do envelhecimento. A reposição hormonal prescrita por um endocrinologista é uma opção de tratamento.

Colesterol e Triglicerídeos

São esses tipos de gordura do nosso organismo que estão diretamente ligados à saúde do coração. O risco de complicações cardiovasculares é atenuado com alimentação correta e exercícios físicos regulares.

Crescimento

Criança que cresce demais ou que cresce de menos pode estar com alterações hormonais, nutricionais ou genéticas. Só um endócrino poderá avaliar com cautela os tratamentos necessários.

Diabetes

Excesso de peso, pressão mal controlada, colesterol e histórico familiar podem indicar propensão ao diabetes. Sede excessiva, muita urina e perda peso estão entre os sintomas. Só no Brasil há 13 milhões de diabéticos. Quando mal controlada, a doença que é crônica e não tem cura, pode elevar a sérias complicações nos olhos, pés e rins.

Distúrbios da Menstruação: Alterações do ciclo menstrual (falta de menstruação ou menstruação mais de uma vez ao mês) podem significar problemas hormonais. A investigação clinica é o que vai determinar o tratamento adequado.

Distúrbios da Puberdade:

Desenvolvimento de pelos pubianos e mamas antes da idade adequada podem indicar distúrbios hormonais na criança. Adolescentes que ainda não apresentam as características da puberdade também devem ser avaliados.

Doenças da Suprarrenal

Aumento de peso, estrias avermelhadas, pelos excessivos, pressão alta ou baixa, puberdade precoce, além do escurecimento da pele podem significar problemas na glândula suprarrenal, que é responsável por vários hormônios, entre eles, o cortisol (hormônio do estresse).

 

Doenças da Hipófise

Conhecida também como pituitária, a hipófise é uma glândula localizada na base do cérebro que tem as funções de regular o trabalho das glândulas suprarrenal, tireoide, testículos e ovários, produzir o hormônio importante para a lactação (prolactina),o hormônio do crescimento, o hormônio antidiurético e o hormônio chamado oxitocina, importante para o trabalho de parto. Entre as principais doenças da hipófise, temos: adenomas hipofisários clinicamente não funcionantes, acromegalia, doença de Cushing, prolactinoma, diabetes insípidus (diferente do diabetes mellitus) e hipopituitarismo.

Excesso de Pelos

Mulheres com excesso de pelos com padrão de distribuição masculino (hirsutismo), acne ou amento da musculatura, podem estar com produção excessiva de hormônios masculinos.

Menopausa

Decorrente da falência da produção dos hormônios estrógenos e da atividade reprodutiva pelos ovários, geralmente ocorre entre 45 e 55 anos. Quando acontece antes dos 40 anos, é denominada menopausa precoce, o que pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares (infarto e derrame) e osteoporose. O tratamento deve ser individualizado e a terapia hormonal pode ser prescrita por um endocrinologista.

Obesidade

A obesidade é uma epidemia mundial e risco para a saúde de crianças e adultos. Quando não tratada, a obesidade está relacionada a doenças cardíacas, diabetes, doenças hepáticas e muitos tipos de câncer. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estarão com sobrepeso, e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderá chegar a 75 milhões.

Osteoporose

É uma doença endócrina caracterizada por enfraquecimento nos ossos. Sem apresentar sintomas, a osteoporose causa mais de 8,9 milhões de fraturas por ano em todo o mundo, resultando em fratura osteoporótica a cada 3 segundos, de acordo com a Federação Internacional da Osteoporose (IOF).

Tireoide

A principal função da tireoide é a produção de dois hormônios, denominados T3 e T4, que agem em praticamente todas as funções orgânicas, como controle dos batimentos cardíacos; transmissões cerebrais, com influência sobre o humor, memória, atenção, concentração, raciocínio e inteligência; força muscular e metabolismo do tecido adiposo (gordura); controle da produção e consumo de energia, manutenção da temperatura corpórea e mecanismos de adaptação ao frio; formação e renovação do osso; movimentos das alças intestinais (peristaltismo); crescimento; ciclo menstrual e fertilidade, entre outras.

Leia também:

Ressonância Magnética do Joelho
Oncologia: o que é, tumor, câncer e diagnóstico
Tomografia de Tórax: exame de imagem para o novo Coronavírus

 

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Blog Destaque Notícias

16 de abril de 2018

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas