Cuidados na praia: o que comer, o que beber e como aproveitar o verão - IMEB

Cuidados na praia: o que comer, o que beber e como aproveitar o verão

No verão todo mundo gosta de aproveitar as praias. Sol, mar e areia é a combinação perfeita para quem está de férias. Mas é preciso tomar alguns cuidados! Acidentes na praia aumentam e também é preciso ficar de olho nas comidinhas e bebidas.

De acordo com a infectologista Rosana Richtmann, nesta época do ano os riscos de contaminação na praia aumentam por causa da temperatura mais alta e o aumento de banhistas. Alguns pontos são importantes para evitar uma doença de pele, intoxicação alimentar ou problemas gastrointestinais.

Na praia, prefira produtos que passaram por calor ou industrializados. Quer comer milho na praia? Evite a manteiga, pois ela fica no calor em um frasco sem informação de validade ou fabricação. O sorvete também é uma ótima opção, já que é embalado e refrigerado. Já o pastel, mesmo que gorduroso, é frito – a alta temperatura mata vírus e bactérias. Só preste atenção na manipulação do alimento.

O queijo coalho, queridinho das areias, não é uma boa opção. Apesar de passar na brasa, o aquecimento é superficial e não garante que as bactérias sejam mortas. Bebidas batidas com leite também devem ser cortadas do cardápio da praia. Na hora de comprar a água, cheque se ela estava lacrada e peça que ela seja aberta na sua frente.

Para evitar a contaminação, a virose, leve o seu petisco pra praia em isopor ou sacola térmica. Além de mais econômico, você sabe a procedência. Biscoito polvilho, amendoim, frutas e vegetais são algumas das opções.

Cuidados na areia
Na hora de dar uma voltinha na praia, olhe para o chão para não se surpreender com um caco de vidro, lixo, coco de cachorro. As especialistas lembram que é importante estar com a vacina antitetânica em dia.

E nada de deixar a criançada solta o dia inteiro na praia. Crianças menores de dois anos não devem ficar na praia entre 10h e 16h, mesmo na sombra do guarda-sol. Não esqueça o protetor solar! E muito cuidado na hora de entrar no mar. Nunca deixe a criança solta. Hidrata-se sempre na praia.

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Notícias

27 de janeiro de 2016

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas