15 Doenças Cardiovasculares e Fatore de Risco em Mulheres

Doenças cardiovasculares aumentam nas mulheres a partir dos 30 anos

Um a cada três óbitos de mulheres no Brasil é decorrente de doença cardíaca. Aproximadamente a metade da população feminina, acima dos 30 anos, corre o risco de desenvolver doenças cardiovasculares nesta idade, quando o risco começa a aumentar de forma acelerada. A constatação é da coordenadora de Projetos do Hospital do Coração de São Paulo (HCOR-SP), durante palestra no Hospital Geral do Estado (HGE).

Edleusa Novaes explicou que o coração da mulher bate mais vezes por minuto do que o do homem devido à estrutura do corpo feminino. “A caixa torácica e o coração da mulher são menores. A quantidade de sangue impulsionada pelo coração da mulher, a cada batimento, é menor que no homem, apesar de ter a mesma demanda de oxigênio. Por isso os fatores de risco se intensificam nas mulheres”, explicou.

Segundo ela, a mulher diabética tem maior risco de desenvolver doenças do coração que o homem. Mulheres que fumam e usam contraceptivos orais ou injetáveis aumentam muito o risco de doença cardíaca das artérias coronárias e de acidente vascular cerebral, quando comparadas com mulheres não fumantes que utilizam anticoncepcionais.

Resultado de imagem para Doenças cardiovasculares em mulheres

Fatores de Risco

Os fatores de risco para as doenças do coração são a hipertensão arterial, a diabetes, o excesso de colesterol no organismo, a obesidade, o sedentarismo, o tabagismo e o estresse, segundo a técnica do HCOR-SP. “Para evitar as doenças do coração, é necessário trabalhar os fatores de risco. O ideal é buscar auxílio de profissionais da equipe multidisciplinar, cardiologista, nutricionista, um educador físico, por exemplo. Com isso, é possível evitar que a doença se instale”, afirmou.

Ela recomendou que, entre os principais cuidados, estão o controle da pressão arterial para quem já é hipertenso, da alimentação, além do cuidado com o sal e açúcar. “Itens saudáveis como frutas e verduras, por exemplo, devem ser consumidos diariamente. Fazer atividades físicas diárias, com duração de, no mínimo 30 minutos, é importante e o estresse também deve ser observado, principalmente no público feminino”, orientou Edleusa Novaes.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a pouca ou nenhuma prática de atividade física, contribui para o desenvolvimento das doenças crônicas degenerativas. Entre elas está a obesidade, diabetes tipo II, hipertensão arterial e angina ou infarto, entre muitas outras.

15 Doenças cardiovasculares

Como já foi mencionado no artigo, as doenças cardiovasculares são um conjunto de problemas que atinge o coração e os vasos sanguíneos. Esse problemas pode ser causados por diversos hábitos e fatores como, por exemplo:  vida pouco saudável, alimentação inadequada, falta de exercícios, vírus, fungos e bactérias. 

Sendo assim, listamos as principais doenças cardiovasculares: 

  1. Hipertensão;
  2. Infarto agudo do miocárdio;
  3. Insuficiência cardíaca;
  4. Cardiopatia congênita;
  5. Endocardite;
  6. Arritmia
  7. Angina;
  8. Miocardite;
  9. Valvulopatias;
  10. Doença reumática cardíaca;
  11. Doença coronariana
  12. Doença cerebrovascular;
  13. Doença arterial periférica;
  14. Cardiopatia congênita;
  15. Trombose venosa profunda e embolia pulmonar.
ebook doenças cardiacas

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Saúde do Coração

28 de outubro de 2016

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recomendados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas