Estudo revela que microbactéria pode tratar câncer da bexiga
Um tipo de microbactérias é capaz de reduzir o crescimento das células cancerígenas da bexiga e ativar uma resposta imunológica.
As microbactérias são as únicas bactérias que se utilizam para o tratamento de câncer. No caso do câncer de bexiga superficial, é usada a microbactéria Mycobacterium bovis (BCG) depois da extração do tumor mas, apesar de evitar o aparecimento de novos tumores, este tratamento provoca numerosos efeitos adversos como infeções por BCG, que devem ser tratadas com medicamentos contra a tuberculose.
A investigação, iniciada há sete anos pelo grupo de Investigação em Microbactérias, dirigido por Esther Julián, do Departamento de Genética e Microbiologia da Universidade Autônoma de Barcelona, e publicada na revista European Urology Focus, descobriu a capacidade anti-tumoral da Mycobacterium brumae.
Como reporta o ABC, depois de terem estudado as características de um amplo grupo de microbactérias, os investigadores concluíram que a M. brumae é capaz de reduzir o crescimento das células cancerosas da bexiga e de ativar uma resposta imunológica.
Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Destaque Notícias
9 de outubro de 2015