IMEB esteve presente na Mútua em palestra sobre diabetes e câncer de próstata - IMEB

IMEB esteve presente na Mútua em palestra sobre diabetes e câncer de próstata

Dra. Noêmia Ramos Barra abordou o tema diabetes em palestra na Mútua. Foto: Hugo Oliveira e Flávio Campos (Acme/Mútua)

Em alusão ao Novembro Azul, Mútua promoveu palestra sobre diabetes e câncer de próstata, com a presença do IMEB no evento

No último dia 19, a Mútua, Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA, promoveu evento aos seus colaboradores sobre a importância da prevenção do diabetes e do câncer de próstata, em alusão ao Novembro Azul. A Dra. Noêmia Ramos Barra, do IMEB, foi uma dos palestrantes e abordou sobre o diabetes. A endocrinologista destacou que o principal fator preventivo da diabetes é o equilíbrio. Segundo a médica, uma alimentação balanceada, atividade física e estabilidade emocional ajudam a manter uma vida saudável. “Três pilares são fundamentais na prevenção não só da diabetes, mas de muitas outras doenças, como a hipertensão e a obesidade. Alimentação correta, com orientação alimentar desde a educação infantil, exercício físico diário e regular, que não precisa ser pesado, e a diminuição do stress podem diminuir muito os novos casos de diabetes e para quem já tem a doença, essas atitudes garantem mais qualidade de vida” explicou.

A médica mostrou, ainda, dados alarmantes de uma pesquisa mundial sobre a doença. O diabetes já afeta 382 milhões de pessoas em todo o mundo e a estimativa é que, até 2035, este número aumente para 592 milhões de pessoas. No Brasil, a doença atinge 7,4% da população. Os dados são da Federação Internacional de Diabetes.

Para a Dra. Noêmia, três itens relevantes levaram a esse aumento do número de casos de diabetes. “A falta de informação, o desinteresse das pessoas e falta de políticas públicas. A informação deveria chegar mais fácil às pessoas. O desinteresse, porque como a doença é silenciosa e não causa nenhum desconforto e nenhuma dor, as pessoas não procuram o médico para fazer os exames e, consequentemente, acabam por não saber que têm diabetes. Por fim, acho que o governo deveria investir mais em campanhas e projetos de prevenção, na mídia, nas escolas e em todos os setores que o governo intervém”, avaliou a endocrinologista.

Além da palestra sobre o diabetes, o evento contou, também, com o médico urologista Jairo Lyra de Andrade Filho, da clínica LOVIT, que abordou a temática câncer de próstata.

 

Fonte: Acme/Mútua

 

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Notícias

22 de novembro de 2013

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas