Infecções Urinárias de Repetição na Mulher - IMEB

Infecções Urinárias de Repetição na Mulher

As infecções urinárias de repetição são infecções urinárias que surgem mais de 3 vezes no período de um ano ou 2 vezes no período de 6 meses. Muitas mulheres sofrem de infecções urinárias frequentes, e cerca de 20% das mulheres que têm um primeiro episódio, terão pelo menos mais uma infecção, e destas, 30% voltarão a repetir novamente esta situação. Deste último grupo, 80% terão recorrências (infecções urinárias de repetição).

A utilização de exames como a cintilografia renal com DMSA e DTPA são importantes para avaliar a função dos rins neste grupo de mulheres, diferenciar o local da infecção e ainda avaliar presença de cicatrizes renais.

– Cintilografia renal com DMSA: fornece o diagnóstico de pielonefrite (infecção que atinge a pelve renal) na fase aguda de tratamento da infecção urinária e de cicatriz renal após 5 a 6 meses do tratamento da infecção urinária.
– Cintilografia renal com DTPA: indicada nos casos de hidronefrose (dilatação do rim pela urina), para avaliar obstrução renal.
Como evitar a infecção urinária?

As principais dicas são beber muita água (de forma que a urina saia de forma límpida), urinar depois da relação sexual, não segurar urina por muito tempo e caso este seja um problema recorrente, procurar um urologista para investigar outros fatores que possam estar relacionados a infecção urinária de repetição.

Mais uma coisa! Observe a cor da urina: ela pode ser um sinal de infecção urinária. Para saber como observar e interpretar a coloração da urina, confira este artigo: Cor da urina escura, amarela ou com espuma: o que pode ser?

Clique abaixo e saiba mais sobre os exames de Cintilografia Renal com DMSA e DTPA.

 

 

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: IMEB Mulher

29 de julho de 2014

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas