Lentilha ajuda a fortalecer sistema imunológico e diminui colesterol - IMEB

Lentilha ajuda a fortalecer sistema imunológico e diminui colesterol

A lentilha muitas vezes é esquecida no dia a dia, substituída pelo feijão, mas vira febre no final do ano, principalmente por ser relacionada a uma superstição de boa sorte, a qual quem deseja fartura e dinheiro no próximo ano não pode deixar de consumir ao menos uma colher da semente na ceia de réveillon. O que muitas pessoas não sabem, no entanto, é que a lentilha possui diversos benefícios para organismo e é uma importante fonte de energia e saúde.

Segundo especialistas, a Índia é um dos maiores produtores desta pequena trepadeira da Ásia, e já está na mesa dos seres humanos há mais de oito mil anos. A lentilha faz parte da família das leguminosas, assim como o feijão, a soja, o grão-de-bico, a fava e o tremoço. Essa semente é repleta de nutrientes, como os carboidratos complexos que ajudam na diminuição do açúcar no sangue, fibras, ácido fólico, vitamina B6, magnésio, ferro e triptofano (aminoácido essencial). Além disso, aproximadamente 25% das fibras encontradas nas lentilhas são solúveis, o que ajuda a diminuir o colesterol, contribui para o trânsito intestinal e aumenta a sensação de saciedade.

As lentilhas são uma ótima opção para quem está de dieta, pois cerca de 30% de suas calorias vêm da proteína. Elas possuem o terceiro maior nível de proteína, em peso, do que qualquer outro legume, depois da soja e do cânhamo.

Para finalizar, a lentilha ainda ajuda a fortalecer o sistema imunológico graças à presença da arginina, que induz a ação das células de defesa do organismo. Além disso, o triptofano também é encontrado na semente e está associado às sensações de prazer e bem-estar. Mas é importante ressaltar que as lentilhas são deficientes em metionina e cisteína, e, por isso, devem ser ingeridas com cereais e legumes para completar a porção de proteínas necessárias ao corpo.

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Destaque Notícias

8 de setembro de 2015

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas