Esvaziamento gástrico líquido | IMEB

Esvaziamento gástrico líquido

– Permite avaliar o tempo de esvaziamento gástrico para líquidos.

– Para isso, faz-se uso de pequena quantidade de material radioativo, que não é contraste e não causa reações adversas.

Preparo:

– Ideal realizar o exame pela manhã.

– Normalmente, mulheres grávidas, com suspeita de gravidez ou amamentando não poderão realizar o exame.

– Suspender as seguintes medicações desde 2 dias anteriores ao exame: metoclopramida (Plasil®), domperidona, escopolamina (Buscopan®), opioides (como Tylex®, Codeína®, Tramadol® e similares), laxantes e antiácidos. Demais medicações não precisam ser suspensas e podem ser ingeridas pela manhã, com pequena quantidade de água antes do exame.

– É necessário jejum de pelo menos 4 a 6 horas, sendo ideal iniciar à meia-noite do dia anterior. Lactentes deverão suspender apenas a última mamada.

– Evitar fumar e ingerir bebida alcóolica nas 24 horas anteriores ao exame.

– Orientar a trazer por escrito os medicamentos que faz uso e laudos de exames antigos: cintilografia prévia e endoscopia.

Como é realizado o exame?

O paciente deverá ingerir 300 ml de água contendo pequena quantidade de material radioativo, que não tem sabor, não é contraste e não causa reações adversas.

Serão feitas imagens dinâmicas imediatamente após a ingestão, com duração de 30 minutos, seguidas de imagens estáticas com duração de 1 a 2 minutos. A critério do Médico Nuclear, poderão ser necessárias imagens tardias, de 1 a 2 minutos de duração, no dia seguinte (após 24 horas da ingestão da água marcada) para complementação diagnóstica.

Duração do exame: 40 minutos.

Onde realizar:

Mais conforto e segurança para sua saúde. Agende seu exame agora mesmo!

Este é Pré-Agendamento eletivo de seu exame e servirá para nos orientar referente à sua disponibilidade, preferências e/ou sugestões quanto à marcação de seu procedimento.

Fale conosco

Deixe sua mensagem aqui.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

IMEB -- 2018 © Copyright
Responsável Técnico: Alaor Barra Sobrinho - CRM-DF 3029