NOVIDADE: conheça a nossa Unidade de Terapia Radioisotópica - IMEB

NOVIDADE: conheça a nossa Unidade de Terapia Radioisotópica

O IMEB – Imagens Médicas de Brasília, é um centro de referência em diagnóstico e terapia com radioisótopos na região Centro Oeste.

Recentemente inaugurou sua Unidade de Terapia Radioisotópica, (UTR) – chamada “suíte terapêutica”, em ambiente fora de instalações hospitalares e devidamente licenciada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Conceitualmente o objetivo das terapias com radioisótopos é administrar substâncias radioativas que seletivamente se localizam em tumores, emitindo radiação local, visando a eliminação destes tecidos tumorais.

Entre os diversos tipos de tratamentos radioisotópicos, o mais comumente usado é feito com iodo radioativo (Iodo 131). Ele é usado como complemento terapêutico pós cirurgias de câncer diferenciado da tireoide, para ablação de microfocos de tecidos que por ventura não puderam ser removidos na cirurgia, além de tratamento de eventuais metástases à distância do tumor.

Seguindo o mesmo princípio, a UTR do IMEB também realiza outros procedimentos que buscam o tratamento de doenças. Para tumores carcinóides realizamos a terapia com DOTATATO-Lutécio¹⁷⁷. Outros tumores malignos de origem neuroendócrina como o Neuroblastoma e Feocromocitoma também podem ser tratados na unidade e para isso é administrado o radiofármaco MIBG-IODO¹³¹. Para embolização de metástases hepáticas a UTR do IMEB disponibiliza dois tipos de tratamentos sendo eles o LIPIODOL-IODO¹³¹ e MICROESFERAS RADIOATIVAS. Contamos também com radiofármacos que atuam no alivio da dor associada a tumores ósseos como o SAMÁRIO¹⁵³-EDTMP, entre outros isótopos com ação terapêutica.

A existência de radiação no tratamento requer uma internação temporária, com isolamento do paciente em unidades especialmente preparadas, geralmente por um ou dois dias, até que os níveis de radiação se reduzam à valores permitidos pela legislação.

A Unidade de Terapia Radioisotópica é exclusivamente concebida para esta finalidade, contando com três suítes totalmente equipadas para o máximo conforto e segurança durante a internação.

As suítes são equipadas com ar condicionado individual, TV a cabo, DVD e acesso a Internet, com webcams 24 horas por dia.

BENEFÍCIOS DA UTR PARA O PACIENTE

–  Humanização no tratamento

–  Profissionais treinados e qualificados para este tipo de terapia

–  Enfermagem e médico nuclear dedicados

– Redução de riscos de infecções hospitalares.

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Destaque Notícias

25 de agosto de 2016

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas