Novo comprimido busca diminuir tumor do câncer de mama antes da cirurgia

Novo comprimido busca diminuir tumor do câncer de mama antes da cirurgia

Em 2016, o câncer de mama deve afetar mais de 55 mil mulheres, segundo a estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA. O mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, é dividido em muitos tipos e alguns acabam evoluindo de forma rápida. Aos poucos, a medicina apresenta evolução e novos medicamentos surgem na tentativa de buscar a cura e tratamentos com menos efeitos colaterais e mais respostas.

O Centro de Novos Tratamentos Itajaí passa a recrutar pacientes para o uso de um novo comprimido disponível para mulheres com diagnóstico de câncer de mama ER-positivo/HER2-negativo em estágio inicial. Os nomes acabam sendo difíceis de compreender, mas segundo a enfermeira do Centro de Novos Tratamentos Itajaí, Karyn Albrecht de Mamam, a paciente pode verificar no exame chamado imuno-histoquímica, geralmente feito após a biópsia, a informação sobre os receptores.

Para participar deste novo protocolo, a paciente precisa ter mais de 18 anos, tumor maior ou igual a 2 centímetros e não pode ter realizado nenhum tipo de tratamento para câncer de mama e não pode apresentar metástases. “ Este novo protocolo ficará aberto um mês aqui em Itajaí e serão 2 comprimidos para o câncer de mama. O tratamento inicia antes de cirurgia para diminuir o tumor. É um bloqueador hormonal associado com um novo bloqueador de proteína”, explicou o médico oncologista responsável pelo Centro, Giuliano Santos Borges.

Além do novo tratamento para câncer de mama, existem novos protocolos de estudos clínicos para pacientes com diagnóstico de câncer de próstata, estômago, linfoma, melanoma e Lupus.

Leia também: Câncer de Mama: como identificar? Os 5 sinais mais frequentes

Você conhece a Core Biopsy? É um tipo de biópsia mais segura, confortável e com uma recuperação mais rápida. Saiba mais sobre o exame aqui.

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Destaque Notícias

4 de maio de 2016

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recomendados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas