O CACAU COMO ALIMENTO SAUDÁVEL - IMEB

O CACAU COMO ALIMENTO SAUDÁVEL

Manter hábitos alimentares saudáveis é um dos grandes desafios da vida moderna. Muitas vezes, a rotina diária e a falta de estabelecimentos que oferecem um bom alimento nas proximidades do trabalho são obstáculos a essa premissa.  A escolha dos alimentos é uma tarefa que frequentemente requer criatividade. Neste contexto, o cacau pode ser  uma opção interessante, principalmente para os praticantes de atividade física.

O cacau é um fruto de casca dura com coloração que varia do amarelo ao vermelho escuro e contém uma polpa branca ou rósea com sementes avermelhadas. Dessas sementes, extrai-se o cacau em pó e a manteiga de cacau após processo de fermentação. O pó é utilizado como a base do chocolate em diferentes proporções e contribui para a textura, cor e sabor. Quanto maior a concentração de cacau, mais escuro é o chocolate. O chocolate branco não possui cacau e há também o cacau em pó puro.

O fruto é rico em minerais, tais como ferro, cobre, manganês, magnésio, zinco, cromo, e antioxidantes, como os polifenóis e flavonoides. Esses últimos previnem as doenças cardiovasculares. Outro componente é o triptofano, responsável por aumentar a produção de seretonina, que, por sua vez, age no sistema nervoso central, causando aumento da sensação de bem estar, alívio do estresse, aumento da disposição mental e diminuição da depressão. O efeito antioxidante dos flavonoides impede a aterosclerose, diminui a hipertensão, reduz o LDL e aumenta o HDL.

Os benefícios do cacau são obtidos em chocolates com o mínimo de 60% em sua composição, pouca ou nenhuma quantidade de açúcar e sem leite. Esses últimos componentes tornam o chocolate um alimento calórico e rico em gordura.

A medida ideal para garantir os benefícios e evitar o aumento de peso é o consumo diário de 30 gramas de chocolate amargo ou uma colher de sobremesa de cacau em pó. Para os praticantes de atividade física, uma dica é associar uma colher de sopa de aveia antes dos treinos.

Os chocolates amargos são alimentos considerados saudáveis, desde que consumidos com moderação. Eles oferecem os benefícios do cacau descritos acima e saciam a vontade de comer doces.

É possível introduzir alimentos saborosos e saudáveis no cardápio diário e se acostumar com eles. O cacau é um componente para ser considerado neste cenário.

DR. ROBSON FERRIGNO
Médico rádio-oncologista em São Paulo e
membro titular do CBR

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Destaque Notícias

13 de outubro de 2015

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas