Benefícios do Pequi para sua saúde

Benefícios do Pequi para sua saúde

Os benefícios do pequi para saúde são diversos, vamos detalhar cada um mais na frente. mas antes disso, vamos entender o que e pequi mesmo. O Pequi ou Souari Nut (Caryocar brasiliense) é uma fruta brasileira, de cor amarela, e tem um cheiro e sabor forte. Fruto de Pequi é uma refeição muito popular em goiás e minas gerais, e pode ser comido sozinho ou com outros alimentos.

O Pequi é tão popular porque é uma árvore resistente que é facilmente polinizada por morcegos e é localmente acessível. Não há muito mercado internacional para o pequi, mas nós brasileiros adoramos. Certos países importam pequenas quantidades para lojas especializadas em polpas. O Pequi pode ser misturado muito bem com frango e outras proteínas.

Como a maioria das frutas, o Pequi é uma boa fonte de fibras, como: Vitamina A, carotenoides, ácidos graxos monoinsaturados, entre eles o ácido linoleico e oleico. Podem ser encontrados também ácidos esteárico e palmítico. Além disso, O Pequi ocupa um papel importante na cultura dos povos indígenas da região do Cerrado do Brasil. Como a semente leva um longo tempo para germinar, a colheita tem de ser feito de forma sustentável, com árvores de substituição cuidadosamente plantadas para manter o fornecimento.

Benefícios do Pequi

  • Para o Coração: O Pequi possui valores elevados de ácidos monoinsaturados, os mesmos encontrados nas azeitonas, e compostos orgânicos, assim ajudam na diminuição das taxas de colesterol no sangue e protegem o coração. Compostos como oleico, ácido esteárico e linoleico podem ser encontrados no Pequi, consequentemente, melhoram a oxigenação do organismo, significado assim menos colesterol acumulado nas paredes das artérias e vasos sanguíneos.
  • Pressão Sanguínea: A mistura de vitaminas e minerais, incluindo o Potássio, bem como os efeitos anti-inflamatórios dos ácidos naturais podem ajudar a aliviar a tensão sobre vasos sanguíneos e também relaxá-los. Ocasionando assim, um aumento do fluxo sanguíneo e alivio de pressão sobre o coração.
  • Articulação e Dor Muscular: Estudos orientados sobre a inclusão do Pequi na dieta do atletas verificou que a inflamação geral das articulações e músculos que, normalmente são constatado após os exercícios, foi reduzida. Isto poderia ser benéfico para pessoas que sofrem com artrite e condições inflamatórias.
  • Para Visão: A Vitamina A pode ser encontrada em grandes quantidades no Pequi. Beta-caroteno é um dos derivados da vitamina A. Portanto, o teor de carotenoides do pequi atuam como antioxidantes, especificamente nas células oculares. Isto quer dizer que consumindo pequi você pode melhorar a visão e impedir a degeneração macular e também a cataratas causadas, comumente, por radicais livres.
  • Agentes anti-inflamatórios: Um estudo realizado em atletas exclusivamente com a dieta de Pequi, constatou-se que a inflamação geral das articulações e músculos foram reduzidas após os treinamentos. Isso é potencialmente explicado pelos altos níveis de compostos anti-inflamatórios encontrado no Pequi. Isso poderia ser uma solução natural para as pessoas que sofrem de artrite e outras condições inflamatórias.
  • Pele e Cabelo: Muitos dos óleos essenciais extraído das sementes do fruto é, geralmente, incluído em xampus e hidratantes tradicionais no Brasil. Mas não só isto, o grande teor de tecoferol e Vitamina A significa que a pele e o cabelo são protegidos devido as propriedades antioxidantes destes compostos. Quando consumido, o pequi pode manter sua pele afastada de manchas, assim como melhora a cicatrização. Também garante mais brilho para sua pele e preveni sinais de envelhecimento prematuro. O Pequi tem sido usado para tratamento de lesões de pele e eczema.
  • Para Digestão: A fibra é presente na maioria das frutas e legumes, no Pequi não é exceção. Os altos teores de fibras ajudam a melhorar a saúde digestiva, reduzindo também a ocorrência de Prisão de ventre, inchaço, diarreia e cólicas. Estas fibras também ajudam a eliminar o excesso de colesterol ruim de seu corpo.
  • Óleo de Pequi Para os Cabelos: Você encontra facilmente o óleo de Pequi em lojas de cosméticos. Ele é muito procurado para tratar cabelos danificados e para fortalecimento. além de ajuda a diminui o frizz e deixa os fios hidratados, possui ação anti-inflamatória diminui irritações no couro cabeludo, Se aplicado duas horas antes do banho o resultado será um cabelo macio e controlado, Ao misturar o óleo de pequi no xampu você terá uma hidratação continua e irá reduzir os cabelos fracos e quebradiços, além de Reduz os danos causados pelo sol e elimina o aspecto ressecado do cabelo.

Outros Benefícios do Pequi Para saúde

  • O Pequi pode também ajudar na cicatrização da pele, no tratamento de lesões cutâneas e eczemas, além de trazer mais viço a epiderme e brilho aos cabelos.
  • As drogas utilizadas no tratamento tradicional do câncer atacam as células de forma violenta, devido a seus efeitos colaterais. Pesquisas científicas recentes, coordenadas pelo Professor César Koppe da UnB, mostraram que o Pequi protege essas células da agressão dos quimioterápicos.
  • Cuidado com os espinhos do Pequi: Vá com calma quando for experimentá-la pela primeira vez. Ela não deve ser mordida, porque é um verdadeiro campo minado. Não é a toa que Pequi, em tupi-guarani significa “fruto com espinho na semente”. Para quem nunca provou pequi, tem vontade de conhecer seu sabor, mas, não quer sair com a língua carregada de espinhos, existe em São Paulo, e provavelmente em outras grandes capitais, sua versão em lascas, já em conserva, e também licores e sucos.

A não tão inofensiva frutinha também é conhecida por Pequi, piquiá-bravo, amêndoa de espinho (bem providencial esse nome), grão de cavalo, entre outros, dependendo da região. Um alento aos apreciadores do pequi é que em breve poderá ser apreciado o fruto sem os indesejáveis espinhos.

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Destaque Notícias

6 de abril de 2016

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recomendados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas