Os 14 sinais de que você não está bebendo água o suficiente | IMEB

Os 14 sinais de que você não está bebendo água o suficiente

A água é essencial para a vida de todos os seres vivos do planeta. Além disso, nossa saúde depende diretamente da ingestão deste líquido tão precioso. Acho que todos podemos concordar que nada é mais refrescante que um bom copo de água. Seja depois de atividades físicas, durante o verão ou até mesmo depois de uma refeição.

Mas, será que estamos bebendo água o suficiente para a manutenção do nosso corpo? Então, confira os 14 sinais de que você não está bebendo água o suficiente.

1. Boca Seca: Esse é um dos principais sinais de que você não está bebendo água o suficiente. Além disso, pode parecer meio óbvio, mas este é um sinal que raramente damos ouvido. Mesmo que você substitua a água por um suco ou coisa do tipo, ainda continua precisando dela. A água lubrifica as membranas mucosas da boca e da garganta, o que faz com que a sua boca fique úmida por muito mais tempo. Além disso, ajuda nas cordas vocais.

2. Pele Seca: A pele é o maior órgão do seu corpo, e é inevitável que ela precisa ser hidratada. A pele seca é um dos primeiros sinais da desidratação, e isso pode piorar. A falta de água leva a falta de suor, ou seja, o seu corpo não consegue expulsar os óleos e líquidos ruins do corpo.

3. Olhos Secos: A falta de água não afeta somente a boca e a garganta, lembre-se que ela também afeta seus olhos. Sem água seus olhos ficam secos, o conhecido olho vermelho fica mais frequente e os canais lacrimais secam. Aí você deve estar se perguntando: mas quem vai querer chorar? Bem, sem as lágrimas, o seu olho não consegue limpar a retina corretamente, o que pode acarretar problemas, ainda mais se você usa lentes de contato.

4. Sede Excessiva: Embora a sede seja morta pela boca, ela é bem mais que isso. Qualquer pessoa que já tenha tido uma ressaca sabe como o álcool acaba com a sua hidratação. É natural acordar no outro dia com uma vontade quase incontrolável de beber água, pelo menos até que seus níveis de hidratação sejam normais. Isso é apenas o seu corpo falando com você, e o melhor para você é ouvi-lo.

5. Dores nas Articulações: As famosas dores “chatas”. Nossos discos de cartilagem e espinhais são compostos 80% de água. É ela que impede que os movimentos bruscos, como correr e saltar, não danifiquem as articulações.

6. Perda de Massa Muscular: Sua massa muscular é formada de água, ou seja, menos água, menos massa muscular. Por isso é tão importante tomar água antes, durante e depois do treinos de musculação ou exercícios físicos. Ela o mantém hidratado, diminui o risco de dores por conta do esforço feito e ainda traz benefícios para diversas partes do corpo.

7. Sistema Imunológico Fraco: A água ajuda o seu corpo a liberar as toxinas mais facilmente, ela é o “combustível” que faz o seus órgãos filtrarem resíduos. Quando não há água, o corpo começa a buscá-la em outras fontes, como o sangue, o que gera num novo conjunto de problemas.

8. Fome Excessiva: Quando você está desidratado, o seu corpo começa a achar que você precisa de uma pouco mais de comida, e isso acontece durante o dia ou a noite. Mas, comer é dar mais trabalho para o corpo, enquanto beber água fornece o combustível para os órgãos continuarem a funcionar da maneira correta.

9. Cansaço Frequentes: O corpo desidratado pede água “emprestada” do sangue. Isso faz com que os níveis de água e oxigênio diminuam, causando sonolência e fadiga. Essa falta de resistência significa que você vai acordar as 14h e ainda vai achar cedo, e só mais uma coisa, café não vai ajudar mais.

10. Prisão de Ventre: Bem, estar sempre se hidratando lubrifica o sistema digestivo, e quando o cólon está desidratado ele procura por água nos intestinos. Os intestinos podem ficar ressecados, e assim, prejudicar a evacuação.

11. Problemas Digestivos: Sem a hidratação necessária, a quantidade de muco no estômago diminui e isso acaba permitindo que o ácido, presente no estômago, possa fazer danos ao seu interior.

12. Quantas vezes você vai ao banheiro?: Acredite ou não, mas se você não vai ao banheiro de 4-7 vezes por dia, você pode estar precisando se hidratar melhor. Uma forma de testar isso é prestar a atenção na cor da urina, se ela é amarelada e escura você precisa se hidratar mais. A desidratação pode prejudicar seriamente o sistema urinário, fique atento.

13. Envelhecendo Precoce: Conforme vamos envelhecendo, a capacidade do nosso corpo reter água naturalmente também vai diminuindo. Por esse motivo, quanto mais os anos passam, mais água devemos ingerir. Lembra que dissemos que a água faz com que os ossos e articulações amenizem os movimentos bruscos que fazemos? Então, quanto mais água, menos problemas com dores você terá, é simples.

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Destaque Notícias

28 de julho de 2016

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recomendados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas