Os sinais da INSUFICIÊNCIA CARDÍACA - IMEB

Os sinais da INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

A insuficiência cardíaca é uma condição em que o músculo do coração fica enfraquecido e não consegue bombear a quantidade de sangue que o corpo necessita para suprir suas necessidades

Resultado de imagem para insuficiencia cardiaca

Muitas vezes o coração dá sinais que são sutis, difíceis de perceber e de entender. Os cardiologistas Múcio Tavares de Oliveira e Roberto Kalil explicam porque usar travesseiro demais, se cansar com qualquer esforço e sofrer com sapatos apertados podem ser sintomas de insuficiência cardíaca.

A insuficiência cardíaca é uma condição em que o músculo do coração fica enfraquecido e não consegue bombear a quantidade de sangue que o corpo necessita para suprir suas necessidades. Ela pode ocorrer em qualquer momento da vida, em qualquer idade e atinge 2% da população até 70 anos.

São cinco os sinais que você deve prestar atenção: sapatos que não cabem mais (inchaços nos tornozelos e pés); utilizar mais travesseiros para dormir (para compensar a dificuldade de respirar deitado causada pelo acúmulo de fluído nos pulmões); frios constantes nas mãos e pés (o corpo do paciente com insuficiência cardíaca acaba direcionando o sangue quente para o cérebro e outros órgãos vitais); tosse incontrolável e falta de ar e cansaço para atividades físicas.

Entre as causas da insuficiência estão: qualquer dano ao músculo do cardíaco, infarto do miocárdio, doenças inflamatórias do coração, Doença de Chagas, hipertensão crônica, doenças das válvulas cardíacas e doenças congênitas. O tratamento vai depender do grau da insuficiência.

Época de quê: couve-flor e coração


Os cuidados com o coração passam pela cozinha. Para isso, é preciso escolher os alimentos certos. A couve-flor é rica em ferro, cálcio, potássio, magnésio, vitaminas C, K e B5. Além disso, pode ser aliada contra doenças do coração porque é rica em sulforafano, que protege os vasos sanguíneos controlando os danos causados pelo excesso de açúcar nas células.

FONTE: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Destaque Notícias

2 de agosto de 2017

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas