Pesquisa revela que perder horas de sono influencia no ganho de peso

Pesquisa revela que perder horas de sono influencia no ganho de peso

A preguiça na hora de acordar tem explicação. Um estudo feito pela Weill Cornell Medical College, no Qatar, mostrou que perder meia hora de sono por dia pode promover o aumento de peso e efeitos adversos no controle de açúcar no sangue.

Foram recrutados 522 pacientes diagnosticados com diabetes tipo 2 e se calculou a redução do tempo de sono de cada um semanalmente. Em paralelo registraram-se peso, altura, medida da circunferência da cintura, bem como foram analisadas as amostras de sangue para checar a sensibilidade à insulina. Os que tiveram maior restrição de sono estavam 72% mais suscetíveis à obesidade.

A partir do sexto mês de estudo, o débito de sono foi associado à obesidade e à resistência à insulina. Após 12 meses, para cada 30 minutos tirados ao dia, o risco aumentou 17% e 39%, respectivamente. O endocrinologista Pedro Assed, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) diz que a pessoa que dorme pouco encontra-se sob influência de estresse físico e psicológico fazendo com que hormônios que estimulam o apetite e o ganho de peso circulem em maiores níveis no sangue.

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Destaque Notícias

16 de outubro de 2015

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recomendados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas