Pesquisadores desenvolvem tecido que ajuda no combate ao câncer
Um novo tecido de nanofibras absorvível pelo organismo, que pode ser empregado com remédios contra tumores, permitirá fazer tratamentos locais para combater o câncer, segundo explicou em comunicado a Universidade Politécnica da Catalunha (UPC).
Pesquisadores do Hospital Sant Joan de Déu e da UPC, desenvolveram o tecido, que serve para que os cirurgiões possam cobrir, durante a intervenção para retiradada do tumor, a zona operada para eliminar os restos tumorais que possam ter ficado.
Segundo explicou a UPC na nota, este sistema de administração local do tratamento antitumor é menos tóxico e mais efetivo que o habitual tratamento de consolidação pós-cirúrgico, a radioterapia.
O tratamento consiste na colocação da membrana no leito cirúrgico depois da extração do tumor, para que atue diretamente na região afetada com altas concentrações de fármaco.
Os pesquisadores provaram a eficácia deste novo sistema de administração do tratamento antitumor em animais e iniciaram os trâmites para obter a autorização da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), e assim poder iniciar as fases pré-clínica e clínica de seu primeiro fármaco orientado ao tratamento dos Sarcomas de Tecidos Brandos (STS).
O câncer é a doença que causa mais mortes infantis em toda Europa: anualmente, morrem 3.000 menores de 14 anos na Europa.
Estima-se que no mundo todo sejam diagnosticados 250 mil novos casos por ano, 90 mil deles não aguentam o tratamento e morrem.
Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Destaque Notícias
5 de maio de 2016