Porque as Dietas Para Emagrecer Falham? - IMEB

Porque as Dietas Para Emagrecer Falham?

As dietas para emagrecer são insustentáveis. Além de orientarem você a comer menos, você acaba passando fome e ninguém suporta esse estado de sofrimento por muito tempo. Mas tem mais, essas dietas contêm no seu cardápio, um componente que é o grande responsável pela epidemia de sobrepeso e obesidade: os carboidratos refinados ou farináceos.

Estes são de fato os vilões: Os carboidratos refinados ou farináceos (pães, inclusive o integral, massas, bolos, refrigerantes, doces, etc) criam um ciclo de fome contínuo no nosso corpo. Ele eleva a glicose no sangue, daí eleva a insulina também e essa glicose é transformada principalmente em triglicerídeos no fígado e parte vira gordura (você engorda).

Os triglicerídeos (São um tipo de gordura que estão presentes em vários alimentos que comemos e também são produzidos pelo nosso corpo quando comemos excesso de carboidratos refinados) elevados no sangue desregulam o nosso centro regulador da fome, localizado no cérebro (hipotálamo).

Dietas para emagrecer rápido

O CENTRO REGULADOR DA FOME

Ele fica no hipotálamo, no cérebro e te avisa quando você já matou a fome. Quando o corpo está saudável você come a quantidade correta e fica cheia. Quando está desregulado pelo excesso de ingestão de farináceos de trigo, ele se desregula e você passa a ficar faminto todo o tempo. Isso gera um ciclo vicioso. Logo, você não consegue emagrecer com saúde.

Funciona assim, de forma simplificada: você sente fome, come carboidrato refinado, eleva a glicose no sangue, eleva a insulina no sangue, aumenta os triglicerídeos, isso desregula o centro da fome e você continua com fome e come mais, ficando cada dia mais faminta e obesa.

É esse o momento que você acredita que comer biscoitos e pães integrais emagrecem. Não, infelizmente eles não vão te ajudar a alcançar esse objetivo. Portanto, abra suas gavetas e armários e escolha com muito carinho e cuidado o que você come.

  • Quais alimentos devo sempre ter em casa?
    Ovos caipiras, óleo de coco, abacate, hortaliças e legumes diversos, castanhas, amêndoas, iogurte natural integral não adoçado, coalhada, manteiga são alguns exemplos de alimentos importantes para se ter em casa.
  • Como “curar” um ciclo já viciado?
    Eliminando alimentos ruins (trigo, açúcar, alimentos lights, dentre outros), utilizando alimentos estratégicos que trazem nutrição e saciedade (ovos, hortaliças, por exemplo) e com o tempo o organismo irá quebrar esses ciclos de fome e sofrimento, restabelecendo um equilíbrio no corpo e quebrando esses ciclos.

Foque em alimentos estratégicos, alimentos que queimem de verdade a gordura que tanto incomoda você – Exemplos: coco (em todas suas formas), ovos, abacate, carnes, peixes, hortaliças e etc. E o mais importante, é você agir, afinal, não podemos deixar, além das dietas da moda, nossa mente e a falta de ação, frear nossa saúde.

 

 

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Destaque Notícias

28 de dezembro de 2015

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas