Problemas de visão devido à diabetes crescem no mundo, diz estudo - IMEB

Problemas de visão devido à diabetes crescem no mundo, diz estudo

Estudo aponta que problemas de visão relacionados à diabetes estão aumentando no mundo (Foto: CDC/ Amanda Mills)

Em um período de 20 anos, entre 1990 e 2010, a proporção de casos de problemas de visão relacionados à diabetes tem crescido no mundo todo. A conclusão é de um estudo liderado por pesquisadores da Universidade Nova Southwestern, nos Estados Unidos, e da Universidade Anglia Ruskin, no Reino Unido publicado esta semana na revista médica “Diabetes Care”.

Em 2010, 1 em cada 39 cegos tinha o problema devido à retinopatia diabética, o que representa um aumento de 27% desde 1990. Neste período, também aumentou em 64% a proporção de pessoas com deficiência visual moderada ou grave devido à retinopatia diabética: em 2010, 1 em cada 52 pessoas com esse problema tinha diabetes.

A retinopatia diabética, provocada por taxas altas de açúcar no sangue resultantes da diabetes, se caracteriza por danos nos vasos sanguíneos da parte de trás do olho, o que leva a problemas de visão.

“Infelizmente, a retinopatia diabética geralmente não têm nenhum sintoma nos estágios iniciais“, diz Janet Leasher, uma das autoras da pesquisa e professora da Universidade Nova Southwestern. “Pessoas diagnosticadas com diabetes devem ter um exame com dilatação dos olhos pelo menos todo ano e ser orientadas por seu oftalmologista. Pacientes devem trabalhar de perto com seus médicos para determinar os melhores métodos para controlar o nível de açúcar do sangue.”

Fatores de risco para o diabetes mellitus: idade maior ou igual a 45 anos; história familiar (pais, filhos e irmãos com diabetes), sedentarismo; HDL-c baixo ou triglicerídios elevados; hipertensão arterial;  doença cornonariana; DM gestacional prévio; filhos com peso maior do que 4 kg, abortos de repetição ou morte de filhos nos primeiros anos de vida; uso de medicamentos que aumentam a glicose (cortisonas, diuréticos tiazídicos e beta-bloqueadores).

AJUDANDO A PREVINIR
Para ajudar a prevenir a retinopatia diabética é importante: controlar o açúcar no sangue e a pressão sanguínea; parar de fumar ( o fumo pode acelerar o desenvolvimento da retinopatia); seguir uma dieta e um plano alimentar para o seu diabetes; evitar momentos de esforço, incluindo espirrar, tossir, vomitar e dificuldades de intestino; faça exames de visão regularmente.

Fale com seu médico imediatamente se tiver problemas de visão.

CUIDADOS A SEREM TOMADOS
Dormir com a cabeça levantada (esta posição diminui a pressão sangüínea dos olhos); quando estiver doente, use xaropes para ajudar a tossir menos (a tosse pode causar pressão nos olhos); quando tiver um distúrbio gástrico, peça ao médico remédios para prevenir vômito (causa aumento da pressão ocular); tomar remédios para enjôos quando viajar para evitar vômito.

dIABETES (Foto: Arte/G1)

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Destaque Notícias

26 de agosto de 2016

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas