Quais doenças são causadas pelo Cigarro? - IMEB

Quais doenças são causadas pelo Cigarro?

Resultado de imagem para FUMANTE

Todos nós já ouvimos falar que fumar causa câncer de pulmão, e quem é um pouco mais velho está bem ciente de que fumar leva a rugas. Mas você sabia que a lista de doenças fortemente associadas ao tabagismo fica mais longa a cada ano? Fumar pode causar doenças mentais, visuais, bucais, problemas no pescoço e garganta, problemas no peito, coração, abdômen, sistema reprodutor, costas e extremidades do corpo. Isso sem falar sobre saúde geral. 

Por exemplo, se você fuma e acaba precisando de cirurgia para uma condição causada pelo tabagismo, sua capacidade de se curar será inferior à de um não-fumante. E se você tem dor por qualquer motivo, relacionada ao tabagismo ou não, fumar pode piorar essa dor. Vamos à lista bem completa de doenças causadas pelo cigarro.

DOENÇAS CAUSADAS PELO CIGARRO

Mentais: Dores de cabeça são ruins o suficiente, mas o risco de um acidente vascular cerebral ou doença de Alzheimer te fará pensar duas vezes antes de acender o cigarro. Se você fuma e bebe álcool, procure urgente um programas para parar de fumar e beber. A combinação de cigarro e álcool pode altamente prejudicial para sua saúde. Algumas das doenças mentais que podem ser agravadas ou surgirem por conta do tabagismo incluem a doença de Alzheimer, dor de cabeça crônica, enxaqueca, esclerose múltipla, AVC, aneurisma, entre outros danos cerebrais.

Olhos: Um aumento do risco de catarata já é ruim o suficiente, mas as pessoas que fumam tem quatro vezes mais risco de desenvolver degeneração macular, a principal causa de cegueira no mundo. Isso sem contar que o cigarro pode causar secura nos olhos, além de agravar problemas como o glaucoma.

Boca: Os efeitos do tabagismo na boca vão além do mau hálito. O câncer oral é seis vezes mais comum em pessoas que fumam. Além disso, o cigarro pode facilitar o surgimento de cáries, tártaro, e gengivite que, por consequência, pode resultar na perda dos dentes.

Pescoço e garganta: Fumar afeta a cabeça e o pescoço de muitas maneiras, desde facilitar o surgimento do câncer até interromper a glândula tireoide. O tabagismo pode também remover o muco protetor da faringe, laringe, e esôfago, resultando em uma irritação crônica na região, dores, e tosse crônica.

Leia também:

Sintomas de Tireoide: descubra se está com problemas na glândula

Pulmão: Seus pulmões estão certamente em risco se você fuma. Além dos riscos de câncer, insuficiência respiratória, e câncer de mama, mas fumar pode também aumentar o risco de desenvolver resfriados, bronquite, asma, pneumonia, e diversas outras condições graves relacionadas ao uso do cigarro.

Coração: Há uma boa consciência pública de que o tabagismo causa doenças cardíacas. Fumar também aumenta os fatores de risco que levam à doença cardíaca. Alguns dos problemas causados pelo cigarro incluem a doença arterial coronariana, aterosclerose, pressão alta, colesterol elevado, maior risco de infarto, entre outros.

Abdômen: Fumar causa câncer pancreático e aneurismas da aorta abdominal, bem como azia e úlceras que podem ser perigosas. São úlceras pépticas, úlceras no pâncreas, entre outros problemas. Gastrite é também comum entre aqueles que fumam, bem como refluxo.

FONTE: https://www.saudemelhor.com/

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Destaque Notícias

3 de maio de 2017

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas