Setembro Verde busca conscientização para prevenção contra o câncer colorretal - IMEB

Setembro Verde busca conscientização para prevenção contra o câncer colorretal

Resultado de imagem para setembro verde

Aumentar a conscientização das pessoas para a prevenção e a divulgação do câncer colorretal são os objetivos da campanha Setembro Verde, lançada na última segunda-feira em um evento no Castelo Havan, em Blumenau. Não só entre os pacientes, mas também entre médicos cardiologistas e ginecologistas, para que recomendem mais a colonoscopia para aumentar a prevenção.

Menos conhecido que outros tipos da doença, o câncer colorretal é o segundo que mais mata em todo o mundo. Em homens é o terceiro mais recorrente e nas mulheres, o segundo, atrás apenas do câncer de mama. São 17,24 casos para cada 100 mil habitantes para elas e 15,44 casos pela mesma população entre eles. Somente em 2013 foram 15,4 mil mortes, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A obesidade, o sedentarismo, o histórico familiar e o baixo consumo alimentar de fibras são alguns dos fatores que ajudam a provocar a doença. Sangramento, alteração no funcionamento do intestino e dor abdominal podem ser sintomas, mas muitas vezes o câncer se desenvolve de forma silenciosa, tornando-o uma ameaça ainda mais perigosa.

Um dos principais objetivos da campanha é quebrar o preconceito que, assim como já ocorreu com o câncer de próstata, é hoje um dos principais obstáculos que afastam parte dos pacientes dos exames necessários para diagnosticar o câncer de intestino. O apelo para que órgãos públicos também reforcem as políticas para a prevenção da doença é outra meta da campanha.

FONTE: http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2017/09/setembro-verde-busca-conscientizacao-para-prevencao-contra-o-cancer-colorretal-9887989.html

http://jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2017/09/setembro-verde-estimula-prevencao-contra-um-dos-tipos-mais-letais-de-cancer-9887364.html

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Notícias

6 de setembro de 2017

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas