Sintomas do infarto: saiba quais são eles

Sintomas do infarto: conheça quais são

O infarto é considerado um dos principais problemas que podem atingir o coração. Por esse motivo, é fundamental entender bem o assunto, diminuir possíveis dúvidas e saber quais são os principais sintomas do problema.

Para entender mais sobre o assunto e diminuir suas dúvidas sobre o infarto, prossiga com a leitura do conteúdo de hoje.

O que é o infarto?

Antes de entender quais são os sintomas, é indispensável entender bem o que é o infarto. O infarto nada mais é do que uma espécie de ‘necrose’ ou morte de parte do músculo cardíaco, decorrente da ausência de sangue que leva nutrientes para esse músculo.

Muitas vezes os primeiros sintomas podem ser confundidos com outros problemas, e por conta desse fator, assimilar os sintomas é importante. Acompanhe abaixo:

Sintomas de infarto

Um dado que deve ser analisado: as doenças cardiovasculares são consideradas líderes em morte no mundo.
Por conta disso, entender o problema e buscar por auxílio ao notar algum dos sintomas pode garantir saúde e, claro, vida ao paciente.

Os cinco considerados mais frequentes são:

1 – Dor forte no peito

É uma dor de forte intensidade, que pode ser entendida como uma queimação ou aperto. Essa dor pode durar até trinta minutos.

2 – Irradiação para o braço esquerdo

O segundo sintoma – e que é considerado um dos que mais facilita a identificação do problema -, é a irradiação para o membro superior esquerdo, indo para o ombro e para o braço. Em alguns casos essa irradiação também pode acontecer no pescoço e na região da mandíbula esquerda.

3 – Suor frio (sudorese)

O paciente pode ter a sensação de tontura e, consequentemente, suar frio. Quando a pessoa sente o sintoma citado, pode ocorrer o desmaio.

4 – Náuseas e vômitos

É muito comum que alguns sintomas tenham relação com o gastro, o que pode ocasionar náuseas, enjoos e até mesmo o próprio vômito.

5 – Falta de ar

O último sintoma considerado corriqueiro no caso de infarto é a falta de ar, dificuldade de respirar. Essa dificuldade pode surgir em questão da dor no peito que é muito aguda e citada como insuportável por quem já passou pelo problema.

Fatores de risco

Alguns fatores podem ser considerados de risco e podem aumentar as chances de infarto, como:

  • Histórico familiar de infarto;
  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Tabagismo;
  • Idade. Homens acima de 45 anos de idade e mulheres acima de 55 têm maior probabilidade ao infarto;
  • Colesterol elevado;
  • Obesidade – Sedentarismo;
  • Alcoolismo ou consumo de álcool com constância;
  • Uso de drogas.

Informações relevantes

Ao notar qualquer um dos sintomas citados, não espere. Busque imediatamente o médico. Quanto mais cedo, mais chances de uma boa recuperação;
Em hipótese alguma tente dirigir ao sentir algum dos sintomas. Por conta das fortes dores o paciente pode ter muita dificuldade ao dirigir e isso pode causar um acidente;
Evite a automedicação. Sentiu algum sintoma, vá direto ao médico;
Peça para o acompanhante informar ao médico todos os sintomas notados, para que facilite os exames e o diagnóstico do caso.

Esperamos que o conteúdo te ajude a identificar o problema e facilite o reconhecimento do mesmo. Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais para informar outras pessoas sobre o assunto. Até o próximo conteúdo.

 

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Saúde do Coração

25 de maio de 2018

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas