Linfocintilografia – Membros Inferiores ou Superiores

Linfocintilografia – Membros Inferiores ou Superiores

Para que serve o exame?

– É um método não invasivo e útil para o estudo dos linfedemas dos membros inferiores ou superiores.

Preparo:

– Mulheres grávidas, com suspeita de gravidez ou amamentando não poderão realizar o exame.

– Caso haja urgência da realização deste exame em mulheres que estejam amamentando, o aleitamento deverá ser suspenso 12 horas após as injeções.

– Jejum e suspensão de medicamentos não são necessários.

– Se houver possibilidade, trazer exames de imagem prévios, como ecodoppler, arteriografia, venografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética entre outros.

– Sugere-se a utilização de roupas confortáveis, sem excessos de botões ou peças metálicas. Excessos de jóias, brincos e pulseiras também poderão atrapalhar as imagens.

– Solicita-se não utilizar meias compressivas no dia do estudo.

Como é realizado o exame?

O paciente receberá uma pequena quantidade de material radioativo por meio de injeção no primeiro espaço entre os dedos de ambos os pés ou mãos. Este medicamento não é contraste, não causa reações e a exposição à radiação é muito baixa. Logo em seguida, o paciente deverá fazer exercícios para estimular a drenagem linfática. Não é obrigatório permanecer dentro da clínica durante este período.

Serão adquiridas imagens do paciente em intervalos periódicos por até 6 horas após a administração do medicamento. Estas imagens têm duração de aproximadamente 20 minutos. Em alguns casos, pode ser necessário realizar imagens 24 horas após as injeções. Será realizada também uma breve entrevista com um dos membros de nossa equipe, para coleta de dados relevantes para confecção do laudo.

Não há necessidade de se ausentar do trabalho após o exame.

Não é incomum um desconforto leve no local da administração das injeções durante alguns dias, que normalmente é autolimitado.

Onde realizar:

Fale conosco

Deixe sua mensagem aqui.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

IMEB -- 2018 © Copyright