Os exames de imagem foram uma revolução para a medicina, pois permitiram aos médicos “olharem” o que estava havendo dentro dos pacientes, sem a necessidade de cirurgias ou procedimentos invasivos.
Já em relação aos exames de imagem para o coração, não é diferente. Eles hoje são capazes de mostrar o tamanho, a força, o ritmo das batidas, a presença de inflamações, entre muitas outras informações fundamentais para os tratamentos.
Neste artigo você vai conhecer os mais importantes exames de imagem para o coração. Com isso, você terá mais condições de ser um agente da própria saúde, não só um espectador.
Confira!
A importância dos exames de imagem cardíacos
Como dito acima, a principal vantagem dos exames de imagem cardíacos foi evitar que os pacientes precisassem passar por cirurgias, cortes ou qualquer procedimento mais invasivo para terem seus problemas esclarecidos.
Antes disso, era comum ter de perfurar, cortar ou fazer uma abertura no tórax para ter acesso ao órgão e verificar o que estava havendo. Naturalmente isso elevava bastante o risco de complicações e infecções, além do próprio desconforto para o paciente.
Por outro lado, os exames de imagem são extremamente seguros e, quando bem indicados, podem mostrar o órgão e seus anexos de forma clara e precisa, trazendo informações como:
- Estrutura: exames de imagem revelam detalhes sobre a estrutura cardíaca interna e externa, como anatomia, dimensões (peso e tamanho), funcionamento das válvulas, estado das paredes e das câmaras cardíacas.
- Fluxo sanguíneo: é possível ver com clareza o fluxo sanguíneo do paciente, assim como os vasos, avaliando a velocidade com que o sangue passa e a possível presença de coágulos, aneurismas e estreitamento de artérias que podem bloquear essa passagem.
- Frequência cardíaca: com exames de imagem também é possível observar a frequência cardíaca, a fim de detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto.
- Tecido muscular: exames de imagem permitem avaliar o músculo cardíaco, chamado miocárdio, responsável por garantir o bombeamento de sangue para o corpo.
Veja também: Dia do Combate ao Colesterol – Os principais exames para problemas cardiovasculares!
Quais os principais exames de imagem para o coração?
Ter o diagnóstico correto e preciso é fundamental para que seu médico consiga identificar qual é o seu problema e indique o melhor tratamento. Assim, entre os principais exames de imagem para diagnóstico, acompanhamento e tratamento das doenças do coração, podemos citar:
1. Eletrocardiograma
O eletrocardiograma é um exame que avalia o ritmo dos batimentos cardíacos em repouso.
Através de eletrodos fixados na pele, o exame consegue identificar deficiências cardíacas, como:
- aumento de cavidades cardíacas;
- patologias nas artérias coronárias;
- doenças congênitas do coração;
- arritmias cardíacas;
- infarto (atual ou passado) do miocárdio, entre outros.
2. Ecocardiograma
O ecocardiograma é um exame – semelhante a uma ecografia – que utiliza ondas sonoras para produzir imagens do coração, seja das válvulas, câmaras, paredes ou vasos sanguíneos. Seu objetivo é avaliar algumas características do órgão, como tamanho, espessura do músculo, forma das válvulas e sua capacidade de funcionamento.
Quando associado a uma técnica conhecida como Doppler, o ecocardiograma contribui para uma avaliação mais precisa do fluxo sanguíneo.
Além de ser muito importante na investigação de doenças cardíacas, o exame é indicado também para pacientes que precisam de acompanhamento após alguma patologia cardíaca, como infarto ou angina, assim como para aqueles que tenham passado por cirurgia no coração.
3. Teste ergométrico
O teste ergométrico é utilizado para avaliar o funcionamento do coração, quando submetido a esforços físicos. Para isso, o exame avalia:
- frequência cardíaca;
- ritmo cardíaco;
- pressão arterial, entre outros aspectos, para identificar alterações, como isquemias e arritmias.
4. Angiotomografia coronariana
A angiotomografia coronariana se utiliza dos recursos da tomografia computadorizada para avaliar a anatomia dos vasos sanguíneos que suprem o músculo do coração, ou seja, as artérias coronarianas.
Neste exame são apresentadas imagens de alta resolução, com o objetivo de diagnosticar obstruções em pacientes com suspeita de calcificação nas coronárias, que podem resultar em diminuição da chegada de sangue ao músculo cardíaco. Com isso, o paciente pode sofrer angina e tem risco aumentado de infarto.
5. Ressonância magnética do coração
A ressonância magnética do coração é um exame que faz uso de campos magnéticos para mostrar imagens claras, precisas e de alta resolução da região cardíaca. Por meio deste exame, é possível avaliar a capacidade do coração em bombear sangue, a presença de tumores, além de localizar anormalidades na estrutura do órgão que outros exames não conseguem mostrar.
6. Cintilografia do miocárdio
A cintilografia do miocárdio é utilizada para captar imagens das paredes do coração. Dessa forma, o exame investiga como está o fluxo sanguíneo nas artérias e a irrigação do músculo do coração, contribuindo para a identificação de doenças cardiovasculares e de fatores de risco que possam levar a problemas como o infarto.
O exame é feito em duas etapas: com o paciente em repouso e após esforço, para que se possa comparar esses dois momentos. Em casos onde o paciente não possa se esforçar, é possível utilizar uma medicação para simular o estresse.
7. PET-CT Cardiológico
O PET-CT Cardiológico é um procedimento que combina duas modalidades de exames de imagem: a tomografia por emissão de pósitrons (PET em inglês) e a tomografia computadorizada (CT em inglês).
É solicitado para avaliação do coração, principalmente após o infarto, já que consegue analisar o dano sofrido pelo órgão e quanto do músculo cardíaco foi comprometido.
O exame é indolor e não invasivo. Para que as imagens do coração sejam as mais claras e precisas, o paciente recebe uma injeção de radiofármaco. Essa substância chega ao coração e é capaz de destacar as regiões lesionadas.
Exames de imagem cardíaca: principais cuidados
Assim como na maioria dos procedimentos, os exames de imagem cardíacos exigem certos cuidados e preparos antes de sua realização. No entanto, cada exame demanda preparações específicas.
No momento de agendar o procedimento, a clínica médica onde o exame será realizado explicará os principais cuidados que devem ser tomados e os preparos que são necessários para fazer aquela determinada investigação. Veja alguns exemplos:
- Para fazer o teste ergométrico e a angiotomografia coronariana, é solicitado que o paciente evite alimentos, bebidas e medicamentos que contenham cafeína, como café, chá preto ou chá verde e refrigerantes de cola.
- No caso de exames como a ressonância magnética e a PET-CT cardíaca, não se deve levar qualquer tipo de joias, como aneis, brincos, correntes, pulseiras, etc.
- Ainda em ressonâncias magnéticas cardíacas, deve-se remover aparelhos auditivos e quaisquer outros itens que possam conter metais.
- Procedimentos como ecocardiograma e teste ergométrico exigem roupas leves e confortáveis.
- Alguns exames pedem jejum de 4 horas, outros de 6 horas. Em outros, não é necessário interromper a alimentação.
De qualquer maneira, o caso específico de cada paciente será avaliado pelo médico que o acompanha, que dará as devidas orientações antes do exame.
Além disso, é fundamental que o paciente converse com o médico e fale sobre todas as suas condições de saúde, incluindo gravidez, assim como sobre os medicamentos que toma. Não se deve esquecer também de relatar o uso de marcapassos ou qualquer tipo de dispositivo.
————————–
O IMEB é referência em exames de diagnóstico por imagem, entre eles os do coração. Nossa preocupação é sempre oferecer as tecnologias mais avançadas e um time de profissionais experientes e qualificados, para que seu exame seja realizado com todo o conforto e segurança.
Caso você esteja em Brasília ou Entorno e tenha exames médicos solicitados, faça seu agendamento online agora mesmo e venha cuidar da sua saúde conosco!