Atenção! Nosso número (61) 3326-0033 está temporariamente indisponível. Estamos atendendo pelo número (61) 3771-3800

Por: Dr. Renato Barra

Novembro Azul: saiba qual alimento pode ajudar a prevenir o Câncer de Próstata

Além dos exames de toque e de sangue, o consumo de um alimento específico pode ajudar a evitar que o tumor maligno se desenvolva.

Resultado de imagem para tomate

A cada sete homens, pelo menos um receberá o diagnóstico do câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, para este ano a estimativa era de que 61,2 mil novos casos surgiriam. A incidência alta é mais um motivo para que os homens deixem o preconceito de lado e façam os exames urológicos anualmente.

Além da prevenção feita dentro dos consultórios, a ciência descobriu que os homens podem continuar se cuidando pra evitar o câncer de próstata através da dieta. De acordo com um estudo realizado pelas universidades de Cambridge, Oxford e Bristol, existe um alimento que pode ajudar a evitar que o tumor maligno se desenvolva. E o melhor: esse mantimento é tão comum e versátil, que não vai ser um problema consumi-lo.

A pesquisa feita pelos britânicos revelou que homens que comem mais de dez porções de tomate por semana podem reduzir em 20% os riscos do câncer. A maneira como ele é consumido pode variar, seja em saladas ou na forma de suco, e o organismo será protegido contra danos nas células e no DNA.

A descoberta não é uma novidade para a ciência. Há alguns anos foi comprovado que o tomate age nos lados da próstata por conta do licopeno , o pigmento responsável pela coloração vermelha do fruto. Isso acontece porque o fitoquímico acaba interrompendo a multiplicação das células defeituosas que dão origem à doença.

Ainda não se sabe exatamente porque a região mais afetada pelo licopeno é a próstata. Porém, o conselho de incluir mais o alimento vermelho nas refeições é válido, considerando que os países com menor incidência de tumor na glândula são os que também têm o tomate assiduamente no cardápio de suas populações, como a Grécia e a Turquia.

Aproveite ao máximo

Há algumas dicas que podem fazer com que o consumo do fruto seja ainda mais proveitoso para o organismo. A principal delas é usando o alimento em molho . Isso porque o calor libera o licopeno, que fica na polpa, e quando o tomate é levado ao fogo, essa substância é liberada e fica livre para agir. Até mesmo em molhos prontos é possível encontra-la, mas em menor quantidade.

 No caso de saladas, por exemplo, a dica é manter a casca e as sementes. Para eliminar os agrotóxicos, que concentram-se na superfície do tomate, a dica é mergulhar o alimento em uma solução de 1 litro de água e uma colher de sopa de água sanitária, deixar por 15 minutos e depois lavar e enxaguar.

Fonte: Saúde – iG @ https://saude.ig.com.br/2017-11-06/cancer-de-prostata-tomate.html

Ebook

Conheça a unidade Buriti

Edifício Buriti

SCLN 116 Bloco H loja 33, Edifício Buriti – Térreo Brasília- DF – CEP: 70710-100

Artigos Recomendados

Estradiol alto: o que é, causas e tratamento

Inflamação no intestino: diagnóstico e tratamentos

Inflamação no intestino: diagnóstico e tratamentos

O que são radiofármacos e como eles ajudam no tratamento de doenças?