Atenção! Nosso número (61) 3326-0033 está temporariamente indisponível. Estamos atendendo pelo número (61) 3771-3800

Por: Dr. Renato Barra

O que é importante na relação médico-paciente?

Quando alguém procura auxílio médico é porque busca um diagnóstico preciso ou um acompanhamento sobre algum problema em seu corpo ou mesmo porque deseja garantir que esteja tudo bem.

Nesse sentido, receber assistência médica de qualidade, mais do que um anseio, é um direito de todos. Profissionais da saúde precisam transmitir respeito e confiança a cada paciente atendido, além de, claro, obter todo conhecimento técnico necessário. Neste artigo, conheça o que é mais importante para uma boa relação médico-paciente.

Corpo clínico especializado e equipamentos de alta tecnologia

As atividades de um corpo clínico especializado vão desde o pedido de exames, análise de exames feitos em equipamentos de alta tecnologia e pesquisas sobre possíveis diagnósticos, passando por recomendações de tratamentos até aconselhamentos sobre hábitos do paciente e eventuais efeitos colaterais de medicamentos.

Estamos falando de funções delicadas, complexas e de muita responsabilidade. Como garantir um atendimento de confiança? Acompanhe!

Relação médico-paciente: atendimento humanizado

Como em todos os relacionamentos, é preciso haver esforço e bom desempenho dos dois lados. Os profissionais da saúde precisam ter tranquilidade e as ferramentas necessárias para transmitir todo seu conhecimento e atenção. Tratar os pacientes com respeito, profissionalismo e empatia é a melhor receita.

Desde o momento da marcação de uma consulta ou exame, o atendimento deve ser, além de simpático, eficiente e de qualidade. O paciente se sentirá muito mais confiante com um atendimento humanizado.

Leia também: Clínica de Imagem: saiba escolher a melhor para realizar o seu exame

Laudos detalhados e precisos

Saber ouvir o histórico do paciente é fundamental. Mesmo com aqueles que não conseguem resumir, as intervenções devem ser gentis conduzindo a conversa para chegar ao ponto que interessa. No tempo que for suficiente para tentar compreender o paciente, suas queixas, seu passado, anseios e angústias.

Nesta relação médico-paciente, nem sempre as notícias são boas, mas cabe ao médico falar abertamente sobre os resultados de exames e as conclusões obtidas em laudos detalhados e precisos. Deve-se ter firmeza também na hora de informar quais procedimentos a serem adotados. Sempre com paciência para responder todas as dúvidas do paciente.

Horários estendidos de atendimento

Para os pacientes, é difícil ficar por muito tempo em uma sala de espera com outras pessoas que também buscam atendimento. Daí a importância da pontualidade e dos horários estendidos de atendimento.

Desta forma, os pacientes podem sair da clínica aliviados, com perspectiva de melhoras e até ansiosos para começar o tratamento.

A contribuição do paciente nesta relação

  • Quem procura assistência médica espera que o seu atendimento comece na hora marcada. Mas tenha boa vontade para entender que nem sempre o seu próprio caso é o mais grave entre tantos atendidos.
  • A única pessoa que pode informar corretamente o que sente é o paciente. Portanto, se prepare antes tentando responder mentalmente as prováveis perguntas do médico.
  • Leve anotado nomes das doenças que já teve, remédios que já tomou e todos os demais dados que podem ser importantes para o atendimento. Não omita sintomas porque isso dificulta o pedido dos exames ideais e o diagnóstico.  
  • Procure narrar o seu mal e suas dúvidas anotadas de forma clara e objetiva para ajudar o médico a entender o que se passa.

O IMEB – Imagens Médicas de Brasília – é referência em Medicina Nuclear e Radiologia no Centro-Oeste. Desde a sua criação, a clínica priorizou a importância de um diagnóstico preciso para o tratamento dos pacientes, investindo em equipamentos modernos e de elevada sofisticação tecnológica. Aliada a qualidade e a experiência do seu corpo clínico, o IMEB não abre mão do ponto principal: um atendimento humanizado a você. Confira agora o depoimento de dona Regina, uma paciente do IMEB.

Ebook

Conheça a unidade Buriti

Edifício Buriti

SCLN 116 Bloco H loja 33, Edifício Buriti – Térreo Brasília- DF – CEP: 70710-100