PREVENÇÃO/PROTEÇÃO
› Se o mosquito pode matar, ele não pode nascer.
› Mantenha-se vigilante quanto à limpeza da sua casa, cuidando para que pratinhos com vasos de plantas, lixeira, baldes, ralos, calhas, garrafas, pneus e, até brinquedos, não sirvam de criadouro para as larvas do mosquito.
› Mantenha-se vigilante quanto à limpeza do seu bairro. Denuncie o acúmulo de lixo e entulho, ou qualquer recipiente que possa abrigar a larva do mosquito.
› Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.
› Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.
CUIDADOS
› Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento.
› Caso esteja grávida, busque uma Unidade Básica de Saúde para iniciar o pré-natal assim que descobrir a gravidez e compareça às consultas regularmente. Tome todas as vacinas indicadas para gestantes.
› Não tome qualquer medicamento por conta própria.
› Procure orientação sobre planejamento reprodutivo e os métodos contraceptivos nas Unidades Básicas de Saúde.
INFORMAÇÕES
› Utilize informações dos sites institucionais, como o do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde.
› Se deseja engravidar: busque orientação com um profissional de saúde e tire todas as dúvidas para avaliar sua decisão.
› Se não deseja engravidar: busque métodos contraceptivos em uma Unidade Básica de Saúde.
SINTOMAS
Os sintomas do Zika Vírus incluem conjuntivite e febre, além de outros e começam a ser sentidos aproximadamente 10 dias após ser picado pelo mosquito sendo um conjunto de sinais que vão determinar se você deve se preocupar ou não com o possível contágio.
O Zika Vírus não é contagioso e só pode ser transmitido pelo mesmo mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypti. Ou seja, se o mosquito picar uma pessoa contaminada com o zika vírus e em seguida picar uma pessoa sã, terá transmitido o vírus para essa pessoa.
Um ou outro sintoma isolado não quer dizer que você tenha contraído o Zika. Você deve ficar alerta se os sintomas estiverem em conjunto, todos, ou a grande maioria. Confira abaixo os sintomas do Zika vírus:
- Febre, oscilando entre 37,8°C e 38,5°C;
- Conjuntivite, é uma inflamação dos olhos, provocando cor avermelhada nos olhos, olhos lacrimejando, pálpebras inchadas e secreção amarela;
- Hipersensibilidade nos olhos, e maior sensibilidade à luz do dia;
- Dor nas articulações, principalmente nas articulações das mãos e pés;
- Dor de cabeça, localizada principalmente na região atrás dos olhos;
- Dor nos músculos do corpo todo;
- Manchas vermelhas na pele, que iniciam na face e que se podem espalhar pelo corpo, podendo ser confundidas com sarampo;
- Cansaço físico e mental, sensação de esgotamento.