Por que a prática de exercícios é tão benéfica na terceira idade - IMEB

Por que a prática de exercícios é tão benéfica na terceira idade

Estudos mostram que os marcadores de saúde de um jovem sedentário de 20 anos e de um idoso de 80 anos treinado são iguais

Diferentemente do que o senso comum diz, a atividade física – inclusive a musculação – é muito recomendada para pessoas acima dos 60 anos. Com o acompanhamento médico e de instrutores, exercícios podem ser adaptados para a necessidade de pessoas de qualquer idade. Mais do que isso: diversos efeitos negativos que vem com o envelhecimento podem ser minimizados com a prática de exercícios. Da saúde corporal até o convívio social, os benefícios são inúmeros.

Dos 50 aos 80 anos, a perda de massa muscular pode chegar a 40%. Há diminuição da audição, da visão e da velocidade das respostas motoras em virtude da perda de 50 000 a 100 000 neurônios por dia. Acúmulo de gordura, de glicose e o surgimento das doenças coronarianas também ficam mais recorrentes na terceira idade. Todos esses fatores tem um denominador comum: o sedentarismo.

Infelizmente, no Brasil, ainda há uma tendência em praticar menos atividade física conforme se envelhece. Apenas cerca de 28% das pessoas com mais de 60 anos praticam esporte, contra mais de 50% de pessoas entre 15 e 17 anos, segundo dados do IBGE. O ‘Em Pauta’ mostra como pessoas de idade mais avançada podem agregar exercícios físicos ao cotidiano.

FONTE:https://veja.abril.com.br/tveja/em-pauta/por-que-a-pratica-de-exercicios-e-tao-benefica-na-terceira-idade/

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Destaque Notícias

23 de março de 2018

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas