Por que aproveitar o fim do ano para fazer seus check-ups | IMEB

Por que aproveitar o fim do ano para fazer seus check-ups

O final do ano costuma ser uma época de celebração para a maioria das pessoas, mas também de reflexão e planejamento. É um período oportuno para olharmos no retrovisor e avaliar nossas realizações e falhas, assim como traçar metas para o próximo ano.

Mas, os dias que antecedem o início de um novo ciclo anual também são propícios para cuidar da saúde. Afinal, com o recesso no trabalho e as férias, sobra mais tempo para esse bem tão essencial em nossa vida.

Neste artigo, você vai descobrir como é possível aproveitar o fim do ano para fazer seus check-ups médicos e também se planejar para ter mais saúde no ano seguinte.

Acompanhe!

Como aproveitar o início do ano para ter mais saúde

O início do ano é o momento em que muitas pessoas encontram motivação para fazer promessas e resoluções por dias melhores. É quando nos propomos a implementar mudanças positivas em nossas vidas, a buscar novos desafios e a realizar nossos sonhos. Mas esse período também é propício para cuidar da nossa saúde, que é a base para tudo o que queremos fazer. Afinal, sem saúde, não há como aproveitar a vida com qualidade e felicidade.

Existem algumas formas de aproveitar o início do ano para ter mais saúde, tanto física quanto mental. Veja algumas dicas:

Reflita sobre o que fez de bom e ruim no ano que passou

Fazer uma avaliação das experiências do ano anterior é uma prática importante que contribui muito para o crescimento pessoal e desenvolvimento contínuo. Enquanto a celebração das conquistas traz uma motivação extra para prosseguir com comportamentos positivos, a análise dos desafios oferece a oportunidade de encontrar pontos de melhoria e ajustes de planejamento para enfrentar os obstáculos do futuro. Com essa reflexão, você terá uma base mais sólida para definir metas significativas para o ano que se inicia.

Aproveite o período para estabelecer metas de saúde para o ano

O início do ano também é o período ideal para definir quais serão seus objetivos de saúde no futuro próximo. Por exemplo, você pode querer perder peso, praticar mais exercícios, se alimentar de maneira mais saudável, ter mais qualidade de sono e parar de fumar. O importante é estabelecer metas que sejam realistas e alcançáveis. E que você tenha um plano de ação para cumpri-las, de modo que consiga manter o foco e a energia.

Faça uma desintoxicação digital

Outra forma de aproveitar o início do ano para ter mais saúde é fazer uma desintoxicação digital. Isso significa reduzir o uso de aparelhos eletrônicos, como celulares, computadores e tablets, o que pode ajudar na melhoria da qualidade do sono, concentração, criatividade, comunicação e até mesmo autoestima. Além disso, você pode aproveitar o tempo livre para fazer outras atividades mais saudáveis e prazerosas, como ler, escrever, desenhar, tocar um instrumento, etc.

Promova uma limpeza no seu organismo

O início do ano pode ser um bom momento para eliminar as toxinas que se acumularam no corpo ao longo do ano anterior, principalmente após as festas comemorativas do período e o consumo excessivo de alimentos gordurosos, açucarados e industrializados, além das bebidas alcoólicas. Faça uma desintoxicação alimentar aumentando o consumo de frutas, verduras, legumes, cereais integrais, água, sucos naturais e chás. Com isso, você melhora o  funcionamento intestinal, a imunidade, a disposição, e a pele, entre outros benefícios.

Faça uma atividade física que você goste

O começo do ano também é o período ideal para buscar uma atividade física que te agrade e se adapte ao seu perfil. Você pode escolher entre diversas modalidades, como caminhada, corrida, natação, ciclismo, dança, yoga, pilates, musculação, esportes coletivos (futebol, vôlei, basquete) e muitas outras. O importante é se movimentar com regularidade e respeitar seus limites.

Cuidar da Saúde Mental

Além dos aspectos físicos, é muito importante cuidar da saúde mental. O estresse acumulado ao longo do ano anterior pode ser trabalhado por meio de práticas como meditação, relaxamento e a busca por atividades prazerosas. Adotar o autocuidado contribui para uma melhor qualidade de vida, relacionamentos mais saudáveis e uma mente mais preparada para lidar com as demandas cotidianas.

>>>> Veja também: Cintilografia Renal: Para Que Serve e Como Funciona o Exame?

Por que aproveitar o fim do ano para fazer seus check-ups

Médico atendendo família

Fazer check-ups médicos com regularidade é uma ação que deve ser tratada como prioridade por pessoas de todas as idades, independente da condição de saúde. Isso porque essas avaliações periódicas permitem a prevenção de doenças e a detecção precoce de potenciais problemas, o que possibilita intervenções antes que a condição se torne crítica.

Além disso, os check-ups ajudam a monitorar indicadores como pressão arterial, níveis de colesterol, glicose e outros indicadores vitais que são fatores de risco para diversas doenças.

Como a correria do dia a dia muitas vezes impede que esse cuidado essencial com a saúde seja realizado, o fim do ano pode ser um bom momento para fazer seus check-ups. Veja porque:

Mais tempo disponível

Para muitas pessoas, o fim do ano representa um período de férias, folgas e recessos no trabalho. Isso significa mais tempo livre para cuidar da saúde e marcar consultas e exames necessários. Assim, é possível evitar o adiamento dos check-ups médicos por falta de tempo.

Clínicas e laboratórios mais vazios

Outra vantagem de fazer os check-ups no fim do ano é que as clínicas e laboratórios geralmente estão mais vazios nessa época, com menos filas, menos espera e mais agilidade no atendimento, proporcionando assim uma experiência mais tranquila para o paciente.

Mais horários disponíveis para agendar exames 

Como a demanda por consultas e exames é menor no fim do ano, você pode ter mais facilidade para agendar seus check-ups em horários que sejam mais convenientes. Dessa forma, é possível escolher o melhor dia e horário para fazer os exames, sem atrapalhar a rotina ou compromissos.

Planejamento para o ano seguinte

Fazer os check-ups no fim do ano também facilita o planejamento do ano seguinte em relação à saúde. Ao fazer os exames recomendados, você terá acesso a informações essenciais sobre seu estado de saúde, riscos, necessidades e orientações médicas. Assim, é possível traçar metas de condicionamento físico, mudanças na dieta e ajustes no estilo de vida, entre outras.

Organização da frequência

Por fim, realizar os check-ups no final ou no início do ano pode ser uma forma de organizar a frequência com que você faz seus exames preventivos. Ao definir essa época como “a época para check-ups”, você cria o hábito de cuidar da sua saúde regularmente e não deixar para depois, além de ter uma referência temporal para comparar os seus resultados e acompanhar a sua evolução. 

Promover saúde e bem-estar é uma missão do IMEB, seja oferecendo serviços de excelência, seja produzindo conteúdos úteis e sempre gratuitos. 

Se você está no Distrito Federal ou Entorno e tem exames de imagem solicitados, clique no link abaixo e venha cuidar da sua saúde conosco! 

Quero agendar meus exames no IMEB

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Check-up Exames de imagem

22 de dezembro de 2023

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recomendados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas