Imunidade baixa? Saiba quais as causas e como fortalecer as defesas do corpo
Você notou que está ficando doente com mais frequência do que o habitual? Gripes e resfriados parecem se prolongar mais do que o normal e estão se tornando recorrentes? Esses podem ser sinais de imunidade baixa.
Se você está enfrentando esses sinais, ou conhece alguém nessa situação, é importante ficar atento. Para saber mais sobre o que causa imunidade baixa, quando buscar atendimento médico e como fortalecer o sistema imunológico, continue a leitura!
O que é imunidade baixa e quais os seus riscos
Formada por uma “cadeia” de células, órgãos e tecidos, a imunidade mantém o corpo saudável e protegido contra doenças. Ela é responsável por combater agentes invasores e prevenir o desenvolvimento de doenças.
No entanto, quando a imunidade baixa, o organismo fica mais vulnerável. Essa fragilidade se torna ainda mais crítica em grupos mais suscetíveis, como crianças, gestantes, pessoas com doenças crônicas e idosos.
A imunidade baixa pode ser causada por vários fatores, como deficiências nutricionais, uso de medicamentos, ou pela presença de doenças que afetam o sistema imunológico, como lúpus ou câncer.
Ou seja, ela pode ser causada por doenças, assim como pode ser a causa de outras doenças. Além disso, aspectos do dia a dia, como estresse, também podem desregular essa proteção.
A imunidade baixa torna o corpo mais suscetível a infecções por vírus, bactérias, fungos e parasitas. As infecções podem ser mais frequentes, graves e prolongadas, com maior risco de complicações e morte.
Quais são os sintomas da baixa imunidade?
motivo de preocupação se uma pessoa adoece de vez em quando, porque isso não significa necessariamente que a imunidade está baixa. Às vezes, pode acontecer de o organismo não conter o vírus em determinado momento, mas seja capaz de combatê-lo depois.
Porém, se uma pessoa adoece com frequência, pode ser um sinal de que o sistema imunológico não está funcionando tão bem quanto deveria. O organismo envia indicativos de que a imunidade está baixa:
Infecções frequentes: Quando a imunidade é baixa, as infecções se tornam mais frequentes e persistentes, como gripes prolongadas e resfriados difíceis de curar. Além disso, há ainda candidíase de repetição, amigdalite, entre outras infecções.
Cicatrização lenta: A cicatrização de feridas pode ser mais demorada por causa do enfraquecimento das defesas do corpo.
Queda de cabelo: A queda excessiva de cabelo (mais de 100 fios por dia) também é um indicativo.
Problemas cutâneos frequentes: Furúnculos, abscessos e foliculite também podem indicar uma imunidade baixa.
Ebook
Categorias
Ecografia
Mamografia e biópsia
PET SCAN OU PET CT
Tomografia Computadorizada
Suíte Terapêutica