PET Scan ou PET-CT em Brasília-DF
Esse é um exame que revela alterações no metabolismo celular.
Prazo de Entrega
2 dias úteis
Preço do exame (condições especiais)
Central de Atendimento pelo Whatsapp: (61) 99976-4074
Cobertura de convênios
Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp: (61) 99976-4074
Onde fazer
Centro Clínico Advance
SGAS 915 Bloco A lote 69a e 70a Sala 301 e 303 Brasília- DF CEP: 70715-900
Taguatinga
Centro de Excelência Anchieta, Área Especial 10, Setor C Norte loja 02 Taguatinga – DF CEP: 72115-700
Preparos para este exame
Suspender, a partir das 18h do dia anterior, carboidratos e açucares (pão, massa, arroz, batata, doces, derivados do leite, etc.)
Medicamentos como a insulina devem ser suspensos conforme orientação no momento do agendamento.
NO DIA DO EXAME: jejum de 5 horas para todos os pacientes adultos e crianças maiores de 5 anos.
Crianças menores de 5 anos, consultar um médico do IMEB para estabelecer o tempo do jejum.
Beber água à vontade, não mascar chicletes, evitar usar acessórios de metal, trazer agasalho, pois o ar condicionado não pode ser desligado nas salas de exames, pacientes que usam fraldas geriátricas devem trazê-las para eventuais trocas.
Nos dias frios é importante se agasalhar para evitar ativação de mecanismos biológicos para compensar a queda de temperatura do corpo, que pode alterar o metabolismo da glicose das células e prejudicar a qualidade do procedimento.
Indicações do PET-CT
O PET-CT é indicado em casos de suspeita de câncer, para análise do estágio de um tumor, para avaliação de eficácia de tratamento, para planejamento de radioterapia, para verificar a saúde de corações que já tenham sofrido infartos, para detectar problemas neurológicos e para analisar a função cerebral em detalhes.
O que é o Exame de PET Scan?
A sigla PET vem do inglês e traduzida significa “Tomografia por Emissão de Pósitrons”. Esse é um exame que revela alterações no metabolismo celular. Já CT é a sigla em inglês para “Tomografia Computadorizada”, exame que produz imagens detalhadas da anatomia do paciente por meio de tecnologia digital e recursos de raio-x.
Para realizar esses exames é preciso aparelhos de alta tecnologia. Juntos eles permitem uma análise minuciosa do metabolismo e da anatomia do corpo do paciente.
É um exame de imagem similar à tomografia computadorizada, mas com capacidade de identificar alterações nas células em estágios muito iniciais.
O exame de PET scan é rápido e seguro, já que a substância marcada por uma substância radioativa, emite radiação em pequenas concentrações, e é facilmente eliminada após o exame através da urina.
Para Que Serve o Exame de PET Scan?
O PET scan é um exame de diagnóstico que serve para avaliar a atividade metabólica das células através da emissão de radiação, útil no diagnóstico precoce de câncer e avaliação da resposta ao tratamento.
Ele pode confirmar uma suspeita, determinar a extensão da doença e o melhor local para uma eventual biópsia; indicar ou contraindicar uma possível cirurgia para a retirada do tumor ou avaliar a resposta ao tratamento quimioterápico, entre outras indicações.
Esse exame pode também ajudar no diagnóstico diferencial ou confirmar suspeita clínica de doenças neurológicas e psiquiátricas, como a demência e epilepsia.
Além destes, o Pet scan pode indicar doenças cardíacas como, por exemplo, na viabilidade miocárdica e doenças inflamatórias do coração, e ajudar a localizar a origem da febre.
Como é feito o PET Scan ou PET-CT?
O exame de PET-scan é rápido e considerado seguro, sendo feito a partir da administração diretamente na veia de um traçador, que normalmente é a glicose marcada com uma substância radioativa. Em seguida, deve-se esperar 1 hora para que o traçador seja absorvido pelo organismo, possibilitando a realização do exame.
O PET scan faz uma leitura do corpo, capturando a radiação emitida e formando imagens. Na investigação dos processos tumorais, por exemplo, o consumo de glicose pelas células é muito grande, pois a glicose é a fonte de energia necessária para a diferenciação celular. Assim, a imagem formada terá pontos mais densos onde houver maior consumo de glicose e, consequentemente, maior emissão de radiação, o que pode caracterizar o tumor.
Após o exame é importante que a pessoa beba muita água para que o traçador seja eliminado mais facilmente. Além disso, pode ser que haja sintomas discretos de alergia, como vermelhidão, no local em que foi injetado traçador.
O exame não tem contra-indicações, podendo ser realizado até mesmo nas pessoas com diabete ou problemas renais. No entanto, as mulheres grávidas ou que estejam amamentando não são aconselhadas a realizar esse exame diagnóstico, já que é utilizada uma substância radioativa que pode afetar o bebê.