Atenção! Nosso número (61) 3326-0033 está temporariamente indisponível. Estamos atendendo pelo número (61) 3771-3800

Médico medindo glicemia de paciente
Por: Dr. Renato Barra

Dia Mundial do Diabetes: a importância desse tema!

O diabetes é uma doença que exige muita atenção e cuidado por parte do paciente, por conta dos riscos que ela traz, incluindo cegueira, problemas nos rins e até amputação de membros.

Dados da Federação Internacional do Diabetes mostram um aumento de 74 milhões de novos casos só em 2021, totalizando 537 milhões de diabéticos no mundo atualmente. No Brasil, esse número é de mais de 16 milhões de pessoas afetadas.

Por conta de toda essa importância, você verá a seguir o que é e qual a importância do Dia Mundial do Diabetes, além de aprender mais sobre como identificar, prevenir e tratar o problema.

Aproveite e tenha uma boa leitura!

Dia Mundial do Diabetes: entenda sua importância!

O Dia Mundial do Diabetes é celebrado todo mês de novembro e visa conscientizar a população sobre os riscos da doença, que se caracteriza pelo excesso de açúcar no sangue, levando a inúmeros problemas. 

Essa data tem uma longa história, com início em 1991, por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente acredita-se que as mensagens dessa data cheguem a um público global de cerca de 1 bilhão de pessoas ao redor de 160 países. 

Veja também: Convivendo com a diabetes sem perder a qualidade de vida

Qual a diferença entre os diabetes tipo 1 e 2

Existem duas formas de desenvolvimento do diabetes: de forma congênita (a pessoa já nasce com o problema) – tipo 1 – ou adquirida ao longo da vida – tipo 2.

No diabetes tipo 1, a causa é a falta (ou redução) da produção de insulina pelo organismo. Nesses casos, a origem é genética, não havendo como prevenir o surgimento da doença, mas apenas controlá-la.

É comum surgir já na infância e de forma aguda, geralmente notada em algum episódio em que se manifestem seus sintomas, como fome e sede frequentes, necessidade constante de urinar, perda de peso sem motivo, fraqueza e fadiga, alterações do humor, entre outros.

13 Sintomas de Tireoide: Hipotireoidismo

Mãe medindo glicemia da filha.

Já no tipo 2, o organismo acaba desenvolvendo uma maior resistência à insulina que produz, fazendo com que esse hormônio não consiga executar corretamente sua função, que é tirar o açúcar do sangue e levar para os órgãos e tecidos do corpo, onde será usado. Esse subtipo da doença é causado principalmente por uma alimentação inadequada e pelo sedentarismo, que levam à obesidade.

Desenvolvida de forma lenta e progressiva, é o tipo possível de ser evitado, caso seja diagnosticado em seus estágios iniciais, tornando-se incurável após o diabetes se instalar.

Displasia mamária: o que é e como aliviar os sintomas

Quais os cuidados no dia a dia para prevenir o diabetes

Considerando que o diabetes tipo 1 não pode ser prevenido, é importante ressaltar maneiras de prevenir o diabetes tipo 2, comumente ocasionado por uma má alimentação e sedentarismo, como mencionado anteriormente. Sendo assim, os principais cuidados que poderão ser adotados são:

  • Manter uma alimentação saudável e equilibrada. O acompanhamento com um nutricionista pode fazer diferença.
  • Fazer exercícios físicos de modo regular.
  • Manter um peso saudável.
  • Ter um sono regular por um período de 7 a 8 horas diárias;
  • Ficar longe do cigarro e evitar o excesso de bebidas alcoólicas, que podem causar sérios danos ao organismo.
  • Fazer medições regulares da glicemia, ao menos uma vez por ano.

A prevenção e os cuidados são os caminhos mais simples para garantir uma vida saudável e sem diabetes. 

Veja também: Conheça os sintomas da glicose alta e baixa!

Principais mitos sobre o diabetes

Existem muitos mitos, que podem atrapalhar tanto o diagnóstico precoce quanto o tratamento do diabetes. Vamos esclarecer os principais.

1. Comer doce em excesso causa diabetes

Verdade. Apesar de o consumo moderado de doces não levar ao problema, o hábito de consumir doces em excesso pode, ao longo dos anos, sobrecarregar o pâncreas (órgão que produz insulina), levando a uma incapacidade do organismo em fazer o transporte desse açúcar todo do sangue para os órgãos e tecidos.

Mas vale lembrar que não são só os doces os responsáveis pelo problema. Alimentos ricos em calorias, principalmente carboidratos, também devem ser consumidos de forma equilibrada.

2. Diabético só deve comer apenas alimentos específicos

Mito. É importante que a dieta de uma pessoa diabética seja saudável e com equilíbrio, de preferência orientada por um(a) nutricionista. Além disso, é importante que nessa dieta tenha sempre presente alimentos saudáveis, como legumes, grãos integrais e frutas com baixo índice glicêmico.

3. Diabéticos não podem comer doces

Mito. É possível, sim, que diabéticos consumam doces. No entanto, esse consumo deve ser orientado por um profissional de nutrição, a fim de que o paciente tenha conhecimento dos tipos e das quantidades recomendadas, de acordo com seu caso.

Garota em dúvida entre maçã e doce.

Como vimos, o Dia Mundial do Diabetes é uma data muito importante para lembrar as pessoas desse tema tão relevante e urgente.

Cuidar da saúde das pessoas é a missão do IMEB (Imagens Médicas de Brasília), seja por meio da produção de conteúdos úteis e gratuitos sobre saúde, seja oferecendo o que há de melhor medicina diagnóstica por imagem.

Se você tem exames de imagem solicitados, clique no link abaixo para fazer seu agendamento e vir cuidar da sua saúde conosco.

Quero agendar meu exame no IMEB

Ebook

Conheça a unidade Buriti

Edifício Buriti

SCLN 116 Bloco H loja 33, Edifício Buriti – Térreo Brasília- DF – CEP: 70710-100

Artigos Recomendados

Estradiol alto: o que é, causas e tratamento

Inflamação no intestino: diagnóstico e tratamentos

Inflamação no intestino: diagnóstico e tratamentos

O que são radiofármacos e como eles ajudam no tratamento de doenças?