Como evitar e combater a Osteoporose? - IMEB

Como evitar e combater a Osteoporose?

Todo mundo deve buscar uma dieta rica em cálcio, principalmente quem tem fatores de risco para um quadro de osteoporose.

Osteoporose é uma doença metabólica, sistêmica, que acomete os ossos. A prevalência da osteoporose, acompanhada da morbidade e mortalidade de suas fraturas, aumenta a cada ano. Estima-se que com o envelhecimento populacional na América Latina, o ano de 2050, quando comparado a 1950, terá um crescimento de 400% no número de fraturas de quadril para homens e mulheres entre 50 e 60 anos, e próximo de 700% nas idades superiores a 65 anos. Estima-se que a proporção da osteoporose para homens e mulheres seja de seis mulheres para um homem a partir dos 50 anos e duas para um acima de 60 anos. Aproximadamente uma em cada três mulheres vai apresentar uma fratura óssea durante a vida.

Uma doença silenciosa que traz consequências sérias. Esta é a osteoporose. Uma pesquisa do National Osteoporosis Society apontou que cortar o leite sem necessidade pode aumentar os casos da doença. E quais exercícios ajudam a prevenir a osteoporose?

Todo mundo deve buscar uma dieta rica em cálcio, principalmente quem tem fatores de risco para um quadro de osteoporose. As especialistas lembram que 2/3 do cálcio vem do leite, por isso é importante consumir. Vale lembrar que o leite tem muitas apresentações: queijo, iogurte, inserido em algumas receitas, na vitamina. Três porções por dia bastam.

E quanto mais longe do sedentarismo, mais longe da osteoporose e de outros problemas de saúde. Mas nem todos os exercícios são indicados. Compressão abdominal e torções do tronco podem aumentar o risco de fraturas nas vértebras. Uma boa opção é a dança, por movimentar várias partes do corpo, sem carga, e desenvolver o equilíbrio, essencial para evitar quedas. Exercícios de impacto também são indicados.

Tratamento de Osteoporose

A osteoporose é de cura difícil, quase impossível. No entanto, pode-se fazer da primeira fratura a última, ou então evitar qualquer lesão. Se você tem uma perda óssea importante, o tratamento pode impedir o agravamento, mas não irá eliminar a doença. Os objetivos do tratamento da osteoporose são controlar a dor, retardar ou interromper a perda óssea e prevenir fraturas. A escolha do tratamento irá depender da causa da osteoporose – se por excesso de reabsorção óssea ou por criação de massa óssea deficiente – e de outras doenças associadas.

Leia também: Osteoporose tem cura? Veja o tratamento e os efeitos de não tratar

FONTE: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Saúde dos Ossos

12 de maio de 2017

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas