Emagrecimento saudável: 4 exames importantes para acompanhamento! - IMEB

Emagrecimento saudável: 4 exames importantes para acompanhamento!

Quantos tipos de dietas diferentes você já encontrou na internet? Quantas fórmulas mágicas para emagrecimento você já ouviu nas rodas de conversa com amigos ou nos grupos do Zap? Já deve ter perdido a conta, não é mesmo?

O grande problema da maioria das dietas é que elas focam somente na questão estética, deixando de lado o mais importante: a saúde.

Um emagrecimento saudável tem de ser a prioridade para quem pretende perder peso, já que o organismo reage de formas diferentes aos diversos tipos de dieta. Por isso, é fundamental o acompanhamento profissional, com o nutricionista ou nutrólogo, além de fazer os exames recomendados.

Neste artigo, você vai conhecer os 4 exames mais importantes para ter uma perda de peso com saúde e segurança. Confira!

Como emagrecer de forma saudável?

Se o seu objetivo é emagrecer, nada melhor do que fazer isso de forma saudável e sustentável. Afinal, você quer manter o peso que conquistou e, principalmente, sentir-se bem com ele depois.

Para isso, a primeira ação é adotar hábitos mais saudáveis, que ajudam não só na perda de peso, mas também em uma melhor qualidade de vida.

Naturalmente, tudo deve ser feito com acompanhamento profissional, mas algumas dicas são consensos entre os especialistas, como:

1. Alimentação saudável

Diminuir o consumo de gordura e de alimentos processados é fundamental. Você não está proibido de consumi-los, mas reduza ao mínimo possível o consumo de embutidos como salsichas, mortadela, presunto e coisas do tipo.

O excesso de sódio, corantes, conservantes e outras substâncias presentes nesses alimentos aumentam os riscos de várias doenças, como hipertensão e até alguns tipos de câncer.

Por outro lado, aumente a ingestão de alimentos ricos em fibra (produtos integrais, frutas com casca, entre outros), e procure manter um cardápio variado e colorido. Essas simples mudanças já são capazes de trazer inúmeros benefícios e contribuir para um emagrecimento saudável.

2. Atividades físicas

A prática de atividades físicas, em conjunto com melhores hábitos alimentares, é essencial para perder peso de maneira saudável e eficiente.

Seja na academia ou ao ar livre, o importante é manter a regularidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o mínimo indicado para começar a colher benefícios são 150 minutos por semana de atividades físicas, ou seja, 30 minutinhos por dia, cinco vezes por semana.

3. Beber mais água

O consumo adequado de água, chás e sucos naturais é benéfico para o organismo como um todo. Água acelera o metabolismo, auxiliando no processo de queima de gordura e ajudando na perda de peso.

Além disso, ao consumir mais água, você ajuda seu corpo a eliminar mais toxinas e impurezas do organismo, tanto pelo xixi quanto pelo suor.

Água também te ajuda a sentir menos fome. Muitas vezes pensamos que estamos com fome, quando na verdade só estamos com sede. Experimente tomar água quando começar a sentir fome. Muitas vezes essa vontade vai passar.

4. Cuidar do sono

Dormir bem e ter as horas suficientes de sono são peças-chave para se ter uma vida mais saudável e, por consequência, conseguir conquistar o peso desejado.

É durante o sono que seu organismo produz certos hormônios fundamentais para sua saúde e massa muscular, como o IGF-1 e o hormônio do crescimento. Além disso, é fundamental se recuperar dos desgastes do dia a dia para ter condições de se exercitar no dia seguinte e continuar perdendo peso de forma saudável.

5. Fazer os exames recomendados

Como dito anteriormente, o acompanhamento profissional é fundamental para o sucesso do seu projeto de emagrecimento saudável. E a realização dos certos exames vai trazer as informações que o profissional precisa para direcionar sua perda de peso da melhor maneira.

É através dos exames que será possível verificar as necessidades nutricionais do seu organismo, possíveis lesões ou limitações ortopédicas que precisam ser observadas.

A seguir, veremos quais exames são os mais recomendados para acompanhar a saúde nesse processo de emagrecimento saudável.

Exames importantes um emagrecimento saudável

Certos exames são indispensáveis ao se iniciar um plano de emagrecimento saudável, que tenha foco nos resultados de curto, médio e longo prazos.

Eles são utilizados, na maior parte das vezes, para mapear as condições atuais do organismo, tanto nutricionais quanto ortopédicas e musculares, a fim de direcionar o processo de emagrecimento e acompanhar sua evolução.

1. Eletrocardiograma com teste de esforço

Antes de iniciar qualquer programa de exercícios e perda de peso, é fundamental avaliar como está a saúde do seu coração e do sistema cardiovascular como um todo.

É através dos resultados mostrados por esse exame que, tanto o médico quanto o nutricionista e o professor de educação física, saberão qual a carga de exercícios e esforço que você é capaz de suportar com segurança.

E um dos principais exames para trazer essa informação é o eletrocardiograma com teste de esforço.

Exames importantes para um emagrecimento saudável
Fonte: Harmony cardiodiagnose

2. Densitometria de corpo inteiro

A densitometria de corpo inteiro é um exame de imagem que permite avaliar toda a composição corporal, incluindo aí a massa muscular, massa óssea e a gordura.

Com uma precisão acima da média em relação a outros métodos disponíveis, esse exame possibilita ao médico identificar as áreas do corpo que concentram os maiores índices de gordura, facilitando assim que o tratamento seja mais específico e direcionado.

O exame possibilita também acompanhar o ganho de massa muscular ao longo do processo, bem como a densidade óssea, a fim de prevenir lesões e fraturas.

Exames importantes para um emagrecimento saudável
Fonte: GE Healthcare

Aqui, no IMEB, o exame de densitometria do corpo inteiro é realizado por médicos com muita experiência – um deles com mais de 30 anos de atuação – a fim de garantir que seus resultados reflitam de forma mais precisa possível a sua realidade corporal.

3. Calorimetria indireta

O exame de calorimetria indireta tem, por objetivo, avaliar a taxa metabólica basal, ou seja, a quantidade de calorias que o corpo gasta quando está em repouso.

Com esse exame, é possível determinar a quantidade de calorias necessárias para manter, perder ou ganhar peso de forma saudável, de acordo com os objetivos de cada pessoa.

Com esses dados em mãos, tanto o nutricionista quanto o nutrólogo terão muito mais condições de elaborar uma dieta personalizada, com mais chances de trazer bons resultados.

4. Exames de sangue para avaliar metabolismo

Os exames de imagem mostram como está sua estrutura física e cardiovascular. Mas para avaliar e acompanhar sua saúde metabólica e sistêmica, os exames de sangue são fundamentais.

Através deles, o médico vai poder verificar os seguintes aspectos:

  • Como estão seus níveis de gordura nas artérias do coração (colesterol);
  • Seus níveis de estresse (cortisol);
  • Tendência ao diabetes (glicose);
  • Carências nutricionais (vitaminas e minerais);

Além disso, até mesmo se pode ou não consumir alguns tipos de suplemento, como a creatina, por exemplo, que está diretamente ligada à função dos rins.

Exames e acompanhamento: fórmula para emagrecer com saúde!

Para alcançar o peso desejado, através de um emagrecimento saudável, você precisa de duas coisas: orientação profissional e realização de exames. É isso que vai garantir que você consiga emagrecer sem colocar sua saúde em risco, mantendo seu equilíbrio nutricional e, principalmente, de maneira sustentável.

É através de exames e acompanhamento que seu progresso será monitorado e o profissional poderá fazer os devidos ajustes em sua dieta ou em seu programa de exercícios.

O IMEB é referência no Centro-Oeste em exames de diagnóstico por imagem. Nossa preocupação é sempre oferecer as tecnologias mais avançadas e um time de profissionais experientes e qualificados, para que seu exame seja realizado com todo o conforto e segurança.

Caso você esteja em Brasília ou Entorno e tenha exames solicitados, faça seu agendamento online agora mesmo e venha cuidar da sua saúde conosco!

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Exames

24 de março de 2021

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas