Cálcio: 10 benefícios para saúde | IMEB

Cálcio: 10 benefícios para saúde

Entre todos os Benefícios do Cálcio, os mais importantes são que auxilia na manutenção da saúde dos ossos e a saúde dentária, assim como na prevenção do câncer do cólon e a redução da obesidade. Precisamos de Cálcio a partir do nascimento até chegar a velhice.

Em nossos dias infantis, o Cálcio é necessário para o crescimento do dente. Durante a adolescência, os ossos desenvolvem, portanto o Cálcio é novamente essencial para suportar o crescimento.

Finalmente, quando ficamos mais velhos, nossos ossos tendem a ficar poroso e fraco, exigindo assim a ingestão de Cálcio amplo. Com tantas dietas extravagantes em torno de nós, muitas vezes, tendem a evitar alimentos ricos em Cálcio, como todo alimento grupos, incluindo produtos lácteos. Esta evasão muitas vezes resulta em Deficiência de Cálcio.

Para que serve o cálcio

Estudos realizados mostram que as condições de Deficiência de Cálcio estão aumentando continuamente, particularmente em mulheres que estão em dietas de baixa caloria para ficar magro e, portanto, são confrontados com a ameaça ou problema de osteoporose. Assim, é extremamente importante consumir bastante Cálcio, Vitamina D, Magnésio e K2 ao longo de suas vivências.

Conheça os principais sintomas da diabetes tipo 1 e 2! 

Alimentos que contém cálcio e para que serve?

O cálcio constitui 2% do peso corporal total num humano adulto. O Cálcio é encontrado no corpo humano depositado em grandes volumes nos ossos e dentes. Traços de Cálcio estão também presentes no sistema circulatório, que impede hemorragias fatais.

O Cálcio é facilmente disponível no Leite e produtos lácteos, como Queijo e Iogurte. Além disso, nozes, Salmão, sementes e leguminosas são boas fontes de Cálcio. É uma ideia popular de que o leite é a maior fonte de Cálcio, mas isso não é assim. Os Brócolis pode realmente aumentar os níveis de Cálcio em sua dieta o mais rápido.

O Cálcio é um mineral essencial para a saúde dos ossos, dentes e gengivas. Médicos geralmente recomendam que as mulheres tomem suplementos de Cálcio, particularmente aqueles que mostram sinais precoces de problemas ósseos, como a osteoporose ou osteopenia.

Benefícios do Cálcio

1. O cálcio para o fortalecimento dos ossos

Fortalece a espinha dorsal e assegura a forma correta para o corpo, bem como ajuda a aliviar a presença de dor nas costas.

O cálcio ajuda a manter os ossos na sua forma adequada e impede muitas queixas ósseas como artrite e osteoporose, o que poderia dificultar a sua liberdade de movimento, bem como sendo extremamente doloroso.

2. Cálcio na prevenção da obesidade

Ajuda na manutenção do peso corporal ideal. Se houver qualquer Deficiência de Cálcio em sua dieta, o corpo tende a liberar o hormônio da paratireóide, que por sua vez estimula os ossos a liberar Cálcio em sua corrente sanguínea. Isso mantém o equilíbrio.

Por outro lado, o hormônio da paratireóide também estimula a produção de gordura e impede a sua quebra, o que pode, posteriormente, fazer você obeso. Basicamente, certifique-se que você está tomando a quantidade certa de Cálcio, mas não muito, de modo que a obesidade não rasteja dentro, sozinho com outros problemas de saúde relacionados.

3. Cálcio na proteção dos músculos cardíacos

Protege os músculos do coração. As quantidades suficientes de Cálcio podem ajudar os músculos cardíacos se contrair e relaxar corretamente.

O Cálcio também ajuda o sistema nervoso manter a pressão adequada em suas artérias. Se houver uma queda de Cálcio, uma hormona chamada calcitrol é libertado, que contrai os músculos lisos das artérias, aumentando deste modo a pressão arterial. Os músculos cardíacos precisam de iões de Cálcio extra para a contração.

Quando a concentração intra-celular de Cálcio aumenta, os iões de Cálcio se reúnem na proteína troponina. Este estimula a secreção de fluido extracelular e as reservas intracelulares, incluindo a do músculo esquelético, o que só é ativada pelo Cálcio armazenados no retículo sarcoplasmático.

4. Cálcio na prevenção do câncer do cólon

A adequada quantidade de Cálcio previne do risco geral de câncer de cólon e suprime o crescimento de pólipos que podem levar ao câncer.

A suplementação de Cálcio reduz o risco de adenomas, bem como tumores não malignos no cólon. Este é realmente um precursor ao câncer do cólon, mas ainda não se sabe se a ingestão de Cálcio minimiza o risco de câncer completamente.

O excesso de Cálcio é deixado em seus intestinos depois que seu corpo absorve o que precisa. Em seu caminho através do cólon, acredita-se que este Cálcio não absorvido se liga com os promotores de câncer por isso eles são excretados junto do corpo.

Estudos têm demonstrado que ambas as fontes alimentares de Cálcio proporcionam este efeito protetor. Suplementos de Cálcio deve ser tomado em forma líquida, pois vitaminas líquidas absorvem 5 vezes melhor do que as pílulas.

5. Cálcio na prevenção da depressão pré-menstrual

Quantidades adequadas de Cálcio diminuem os sintomas da síndrome pré-menstrual, como tonturas, alterações de humor, hipertensão e muitos outros. Os baixos níveis de Cálcio podem desencadear a liberação de hormônios que são responsáveis por alterações de humor pré-menstrual, incluindo irritabilidade e depressão.

6. Cálcio na prevenção de pedras nos rins

As pedras nos rins são depósitos de Cálcio e outros minerais cristalizado no trato urinário humano. A forma mais comum de pedras nos rins é cálculos de oxalato. Anteriormente, pensava-se que a ingestão elevada de cálcio ou de alta absorção desenvolvia pedras nos rins, mas os estudos mais recentes mostraram que a ingestão elevada de Cálcio na dieta diminui o risco de pedras nos rins consideravelmente.

Em suma, o Cálcio na dieta não causa pedras nos rins, mas o excesso de Cálcio presente na água resulta em pedras nos rins. Outros fatores como o alto consumo de oxalato a partir de vegetais folhosos como Couve e Espinafre, bem como a redução do consumo de líquidos pode vir a ser uma grande causa de pedras nos rins.

7. Cálcio para um nível alcalino pH saudável

O excesso de açúcares e alimentos conservados contribuem na formação de acidez no organismo, que, por sua vez, pode dar origem a várias condições de doença, como câncer, cálculos renais e hipertensão.

O Cálcio ajuda a manter um nível de pH saudável, melhorando assim a sua vitalidade e saúde em geral.

8. Cálcio no controle da pressão arterial

Algumas pesquisas têm indicado que uma dieta vegetariana com alta quantidade de Cálcio, Magnésio, Potássio e fibra irá resultar na redução da pressão sanguínea. Enquanto outros pesquisadores concluíram com opiniões diferentes. Mais tarde, verificou-se que a razão para estes resultados variados foi porque estes estudos testou o efeito de nutrientes individuais, em vez de as fontes alimentares possuindo esse conteúdo nutricional.

Para ajudar a testar o efeito combinado de nutrientes, incluindo Cálcio dos alimentos sobre a pressão arterial, foi realizado um estudo para investigar o impacto de vários padrões alimentares sobre a pressão arterial. Este estudo examinou os efeitos de três dietas diferentes sobre a pressão arterial elevada e descobriram que os efeitos combinados com vários alimentos ainda mostraram o Cálcio como benéfico em termos de pressão sanguínea.

Em geral, verifica-se que o consumo de uma ingestão adequada de frutas e vegetais, bem como o Cálcio desempenha um papel importante no controlo da pressão arterial.

9. Cálcio para os dentes e gengivas saudáveis

O Cálcio protege os dentes, mantendo o osso da mandíbula forte e resistente em toda a sua vida, que por sua vez garante dentes apertados onde as bactérias não pode prosperar. Assim, antes de seus dentes e gengivas começar a dar-lhe algum problema, certifique-se de manter uma dieta rica em Cálcio. A ingestão de Cálcio deve ser elevada, especialmente em idades jovens, para que seus filhos naturalmente crescem com dentes fortes.

10. Cálcio no transporte de nutrientes

O Cálcio ajuda na fácil circulação de nutrientes através das membranas celulares.

O Cálcio, sendo o mineral mais importante, tende a ser negligenciada a mais. Deve ser do conhecimento geral que tais Deficiência de Cálcio podem resultar em muitas doenças graves a longo prazo. O Cálcio é um elemento vital em qualquer dieta humana saudável.

Se o leite e produtos lácteos não for desejável, tente combinar estes ingredientes com outros cereais e fazer receitas que envolvem estes ingredientes. Lojas de suplementos alimentares e farmacêuticos têm suplementos de cálcio em seus estoques, mas é sempre aconselhável pedir o conselho de um médico antes de iniciar qualquer tratamento medicinal ou alternativa.

Gostou do nosso artigo? Então confira também nosso conteúdo sobre os 13 sintomas sobre problemas na Tireoide.

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Destaque Notícias

6 de julho de 2016

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recomendados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas