Quando a tomografia é indicada? | IMEB

Quando a tomografia é indicada?

Quando fazer uma tomografia

A tomografia computadorizada é um dos exames de imagens mais completos e precisos para o diagnóstico de diversas doenças.

Seu uso é bastante abrangente, sendo capaz de detectar pequenas e grandes alterações no organismo, sendo utilizado tanto em situações de emergência (como um infarto) quanto em casos considerados mais simples (um trauma ortopédico).

As imagens de alta resolução, geradas pela tomografia, permitem que médicos analisem e investiguem as mais variadas áreas do corpo, como cérebro, ossos e órgãos abdominais.

Se o seu médico solicitou esse exame, e você quer entender melhor sobre como funciona e quando a tomografia é indicada, neste artigo você terá todas as informações que precisa!

 

Para que serve a tomografia?

A tomografia computadorizada é um exame de imagem que utiliza raios X para gerar imagens em 360° graus.

Por ser um exame indolor, de rápida execução e alta eficiência, a tomografia é usada para diagnosticar muitas patologias.

Alguns exemplos de doenças onde a tomografia pode ser utilizada são:

  • Tumores.
  • Acidentes vasculares cerebrais (AVC).
  • Aneurismas.
  • Edemas cerebrais.
  • Hemorragias.
  • Infartos.
  • Embolias pulmonares.
  • Lesões nas articulações.
  • Fraturas.

 

Mas como é feito o exame?

Para realização da tomografia, o paciente é deitado na mesa do tomógrafo, posicionado conforme a área a ser examinada.

Com o paciente já no aparelho, as imagens começam a ser captadas. É emitida uma quantidade segura e controlada de radiação, a fim de capturar imagens transversais, como se estivessem em fatias, para serem analisadas em diversos ângulos.

Quando a tomografia é indicada?

Imagem de divulgação / GE

O exame é rápido – de 10 a 30 minutos – e indolor, mas é recomendado que o paciente permaneça imóvel durante sua realização, para não prejudicar a qualidade do resultado.

Após a realização do exame, o paciente é liberado para voltar às suas atividades normais.

 

Apesar de ser um exame extremamente seguro e moderno, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre a tomografia. Veja as respostas neste artigo:

Tomografia computadorizada: esclareça as principais dúvidas sobre o exame

 

Quando a tomografia é indicada?

A tomografia é indicada para auxiliar no diagnóstico e no tratamento de doenças ósseas, cardíacas, musculares e cerebrais, além de ajudar a localizar tumores, infecções e coágulos.

Alguns tipos de tomografia e suas indicações são:

1. Tomografia de crânio

Gera imagens do cérebro, ossos da face e mandíbula. É indicada para investigações de traumas, infecções, hemorragias (como derrames cerebrais), hidrocefalia (aumento de líquido no crânio), possíveis aneurismas (dilatação de vasos sanguíneos) e nódulos.

Fonte: Argonne National Laboratory

 

2. Tomografia de tórax

É utilizada para avaliação de disfunções do pulmão e região torácica, assim como para investigar infecções, doenças vasculares, presença e rastreamento de tumores, além de acompanhar a evolução de doenças.

A tomografia também é muito utilizada na investigação de problemas respiratórios, como pneumonia e embolia pulmonar, além de ser hoje o principal exame para o diagnóstico da Covid-19.

 

Saiba por que a tomografia de tórax é hoje o principal exame para confirmação de casos de Covid-19:

Tomografia de tórax: exame de imagem para a Covid-19!

3. Tomografia dos rins

Indicada para investigar hemorragias renais, assim como para identificar a formação de calculose renais (pedras nos rins), além da presença de tumores nessa região.

Fonte: Kidney Stone Melbourne

 

4. Tomografia de membros superiores e inferiores

Utilizada para monitorar e identificar lesões musculares, fraturas, tumores, inflamações e infecções nas mãos, ombro, braço, cotovelo, antebraço, punho, coxa, joelho, perna, tornozelo, calcanhar e pé.

Quando a tomografia é indicada?

Fonte: North Broward Radiologists

 

5. Tomografia de abdômen e pelve

É indicada para avaliação dos órgãos abdominais, como fígado e baço, além da pesquisa de metástases (espalhamento de células cancerígenas para outras áreas).

A tomografia também detecta a evolução de abscessos e tumores, quadros de apendicite, litíase (cálculos nas vias renais e biliares), má-formação dos rins, pancreatite, pseudocistos, lesões do fígado, cirrose e hemangioma (tipo de tumor).

Fonte: Radiopaedia

 

O uso de contraste na tomografia

Quando há necessidade, algumas tomografias são feitas com uso de contraste. Em geral, as tomografias de crânio, tórax e abdômen utilizam a substância.

O uso de contraste é importante por fazer com que as imagens geradas pelo aparelho fiquem mais nítidas nos resultados. Sua utilização é segura e são raros os casos em que o contraste causa alguma reação alérgica grave.

 

Você tem dúvidas ou receio de fazer o exame por causa do contraste? Neste artigo a gente esclarece todas as suas dúvidas:

Tomografia com contraste traz algum risco?

 

Quais são as possíveis contraindicações?

Em geral, a tomografia é um exame bastante seguro e indicado para praticamente todos os tipos de pessoas.

Ainda assim, como o aparelho emite radiação – mesmo que em baixíssima quantidade – os médicos costumam se atentar para a frequência com que o paciente realiza o exame, para evitar uma exposição exagerada.

Na maioria das vezes, o exame costuma ser contraindicado para gestantes e mulheres com suspeita de gravidez.

 

Você sabia que a tomografia é mais eficiente que o cateterismo para diagnosticar problemas no coração? Entenda por quê:

A tomografia é mais eficaz que o cateterismo para problemas do coração!

 

Onde fazer uma tomografia em Brasília?

Agora que você descobriu mais sobre a tomografia e suas principais indicações, é preciso se atentar para a importância de se realizar esse exame em um lugar confiável e altamente profissional.

Nessa hora, considere o IMEB para realizar seu exame de tomografia em qualquer região do corpo.

Somos referência no Centro-Oeste em exames de imagem, com mais de 30 anos de experiência, sempre oferecendo os mais modernos equipamentos e tecnologias, além de um time de profissionais altamente capacitados!

Caso você esteja em Brasília ou no Entorno e tenha exames de imagem solicitados, faça agora mesmo seu agendamento online, aí mesmo do seu celular, computador ou tablet!

 

Quero agendar meus exames no IMEB!

 

Também atendemos diversos convênios em nossas unidades. 

 

Clique e conheça os convênios atendidos

Fale conosco

Deixe sua mensagem aqui.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

IMEB -- 2018 © Copyright
Responsável Técnico: Alaor Barra Sobrinho - CRM-DF 3029