Os 11 Alimentos que Ajudam a Combater a Hipertensão
Os Alimentos que ajudam a combater a hipertensão são basicamente ricos em alguns nutrientes, tais como potássio, cálcio e magnésio. Além disso, a alimentação é parte importante no tratamento da hipertensão arterial e alguns cuidados devem ser seguidos diariamente, como evitar alimentos fritos e industrializados, dando preferência para legumes e frutas frescas.
Um dos principais fatores ambientais modificáveis para o controle e prevenção da hipertensão arterial é a alimentação. O consumo excessivo de sal e o baixo consumo de vegetais, associado ao sedentarismo, obesidade e consumo exagerado de álcool, são os principais responsáveis pela doença.
Quando a pessoa possui a pressão arterial igual ou maior que 14 por 9, pode ser sinal de que sofre de hipertensão. Essa doença é causada, principalmente, devido à contração dos vasos em que o sangue circula, podendo resultar em rompimento ou entupimento das artérias. Com isso, é possível que a pessoa sofra um derrame ou tenha um infarto, por exemplo. E é justamente por isso que esse problema deve ser combatido. Além de procurar um especialista, é recomendado o consumo de determinados alimentos que são capazes de prevenir a hipertensão.
Banana: A Banana é um dos principais alimentos que ajudam a combater a hipertensão, pois ela contém uma boa quantidade de potássio, essa fruta torna-se uma ótima aliada no controle da pressão arterial. Uma dieta rica nesse nutriente contribui para a eliminação do sódio do organismo, auxiliando na redução da pressão.
Gergelim: O óleo desse alimento contém uma substância conhecida como sesamina, a qual é capaz de reduzir a pressão arterial. Além disso, o Gergelim também é rico em antioxidante (reduzindo os radicais livres), possui propriedades antibacteriana, é rico em ômega 3 e ômega 6 (fornecendo energia para o corpo e dando maior sensação e saciedade) e é capaz de fortalecer o sistema nervoso.
Aveia: A Aveia é outra boa opção de Alimentos que ajudam a combater a hipertensão. Pois, ela faz parte do grupo dos carboidratos e é uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais. Além disso, O alimento auxilia no processo de EMAGRECIMENTO por retardar o esvaziamento gástrico, o que prolonga a sensação de saciedade.
Morango: Estudos realizados em Harvard (Estados Unidos), acompanharam os hábitos de cerca de 156 mil pessoas as longo de mais de dez anos e perceberam um diminuição de quase 10% no risco de hipertensão entre os consumidores de Morango e outras frutas vermelhas, justamente por elas serem ricas em antocianina, um antioxidante que dá cor a essas frutas.
Alho: O Alho é outra boa alternativa, pois, ele é uma ótima fonte de Vitamina C e possuir um alto poder antioxidante, atuando na diminuição de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, pelo câncer e até por doenças cardíacas. Além disso, a combinação de diversos elementos presentes nesse alimento, como o magnésio, auxilia ainda que de forma singela, na dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão e facilitando a circulação do sangue.
Clara de Ovo: Estudos realizados na Universidade de Jilin (China), mostraram que a clara do Ovo possui uma substância conhecida como peptídeo, que tem a capacidade de inibir uma substância que contribui para o estreitamento dos vasos sanguíneos e, consequentemente, para o aumento da pressão arterial.
Leite e derivados: Importantes fontes de Cálcio, Leite e derivados não podem ficar de fora da dieta de pessoas com hipertensão. O cálcio funciona como hipotensor, ou seja, atua na diminuição da pressão sanguínea, uma vez que estimula a eliminação de sódio. A grande vantagem desses alimentos é o fato de pequenas porções apresentarem grande concentração do mineral.
Iogurte: O Iogurte é outra boa opção. Assim como o leite e seus derivados, esse alimento é uma importante fonte de cálcio, o que estimula a redução de sódio do corpo. Essa ação tem a capacidade de combater a pressão arterial (mas lembre-se de escolher a opção com menos teor de gordura).
Amêndoas: Assim como as nozes, essas oleaginosas são importantes fontes de magnésio, substância que atua como vasodilatador, ou seja. Consegue dilatar os vãos sanguíneos. Dessa forma, é um alimento fundamental no combate a hipertensão arterial.
Cacau: O Chocolate Amargo é capaz de reduzir a pressão arterial. Um estudo publicado na revista The Lancet descobriu que comer 100g de chocolate amargo todos os dias pode ajudar a reduzir levemente a pressão sanguínea, auxiliando no tratamento da hipertensão. Além disso, os especialistas afirmam que os flavonoides do cacau participam da formação de uma substância que é responsável por relaxar os vasos sanguíneos.
Beterraba: Esse legume é rico em uma substância camada de nitrato, que é conhecida por ser a precursora do acido nítrico, um potente vasodilatador natural. Além disso, ele demonstrou que os pacientes que consumiam 250 ml de suco de Beterraba tinham uma redução da pressão arterial.
Como Controlar a Pressão
Não há uma comida que seja mais importante no combate a esse problema, sendo que a inclusão de determinados alimentos na dieta, associada ao menor consumo de sal, de embutidos e de industrializados, à pratica orientada de atividade física e à perda de peso, resultarão no controle da pressão arterial. Porém, o óleo de alho é um bom suplemento, uma vez que é rico em alicina (antioxidante), que impede que o colesterol se fixe na parede das artérias, evitando o entupimento dos vasos. Além disso, aumenta a elasticidade desses vasos, favorecendo a circulação e reduzindo a pressão arterial.
Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Destaque Notícias
6 de janeiro de 2016