O verão ainda não começou oficialmente, mas a gente já sente, na pele, a sua presença. Aliás, começando por este ponto: a pele é o maior órgão do corpo, responsável por regular sua temperatura. Como ela se torna mais ressecada e menos resistente com a idade, os idosos têm que estar especialmente atentos para os riscos da estação. Além disso, nossos corpos se tornam menos sensíveis às mudanças de temperatura. Doenças crônicas e medicamentos – por exemplo, os betabloqueadores, para a pressão alta – também contribuem para dificultar uma resposta do organismo. Aqui vão seis dicas para enfrentar o calor com mais disposição:
1) O primeiro mandamento é hidratar-se. Não espere sentir vontade para beber água, porque o corpo mais velho já é desidratado por natureza. E há outras variantes que contêm líquidos: picolés (que podem ser feitos em casa), milk-shakes, smoothies. No entanto, evite álcool e cafeína. A desidratação é o maior risco para os idosos, ao passo que o consumo de água regula melhor o intestino, evitando a prisão de ventre, e reduz o risco de infecções urinárias.
2) Mantenha o ambiente fresco. Se tiver um aparelho de ar condicionado, o uso conjunto de umidificador pode amenizar o ressecamento das vias aéreas. Se não tiver ambiente climatizado, use uma toalhinha úmida na parte de trás do pescoço. Lembre-se de molhar o pano com água fresca regularmente. Se o calor estiver insuportável, vale buscar refúgio num shopping ou na casa de amigos e conhecidos.
3) Fuja dos tecidos sintéticos, que não deixam a pele respirar. Opte por roupas leves e claras.
4) Tome chuveiradas rápidas com água fresca, um pouco abaixo da temperatura do corpo. Toalhas umedecidas podem ser uma alternativa ao banho.
5) Exposição solar somente com protetor e em horários de bebê, no comecinho da manhã ou no fim da tarde. E nada de exercícios ou mesmo caminhadas ao ar livre quando o sol está forte.
6) Consuma alimentos leves, como saladas, legumes e frutas. Evite refeições pesadas. O feijão preto pode ser substituído por salada de lentilha, feijão branco ou fradinho, por exemplo.
FONTE: https://g1.globo.com/bemestar/blog/longevidade-modo-de-usar/post/verao-traz-riscos-para-os-idosos.html