A cintilografia óssea é um exame de imagem da área da medicina nuclear, que costuma ser indicado quando o paciente apresenta infecções ou lesões nos ossos, que não podem ser avaliadas por outros tipos de exame.
Também é o principal exame utilizado para detectar metástases ósseas, que é quando um câncer de outra parte do corpo se espalha para os ossos. Inclusive, alguns estudos mostram que 99% dos tumores que acometem os ossos são resultado de metástases.
A cintilografia óssea no câncer de próstata é fundamental para o acompanhamento e estadiamento da doença e, neste artigo, você vai entender melhor por que esse exame pode ser solicitado!
Como funciona a cintilografia óssea
A cintilografia óssea é um exame de diagnóstico por imagem, da área da medicina nuclear, feito com o auxílio de uma substância conhecida como radiofármaco, que é administrada no paciente no momento do exame, aumentando a precisão e a clareza das imagens.
A cintilografia pode ser usada na investigação de qualquer condição que aumente o metabolismo ósseo, como:
- Pesquisa de tumores ósseos e metástases.
- Infecções nos ossos (osteomielites).
- Inflamações ósseas e nas articulações.
- Osteonecrose (morte de tecido ósseo).
- Dores lombares.
- Fraturas por estresse (comuns em atletas).
- Avaliação de próteses ósseas.
- Doenças osteometabólicas (Paget, displasias e raquitismo).
No caso específico da investigação de metástases ósseas, se levarmos em conta que tumores malignos de qualquer área do corpo podem desenvolver metástase, é possível imaginarmos que os ossos estão em constante risco, mesmo que as chances de neoplasias primariamente ósseas sejam baixas; ou seja, tumores surgidos primeiro nos ossos.
Cintilografia Miocárdica Repouso
Cintilografia óssea: vantagens e como é feito o exame!
Uma das grandes vantagens da cintilografia óssea é que se trata de um exame de altíssima sensibilidade e precisão, possibilitando o diagnóstico precoce de diversas doenças ósseas, além de ser capaz de avaliar todos os ossos do corpo.
O exame também permite detectar variações mínimas no metabolismo ósseo – algo como 5% de alteração – o que, em geral, precede as alterações radiológicas, colocando a cintilografia um passo à frente de outros exames para a investigação de problemas ósseos.
Como o exame é feito?
Para a realização da cintilografia óssea, antes é necessária a administração – via intravenosa – do chamado radiofármaco, que irá auxiliar na visualização das áreas afetadas.
Após isso, é preciso aguardar para que a substância seja absorvida, o que leva de 2 a 4 horas e, nesse período, o paciente é orientado a aumentar o consumo de água, visando uma eliminação mais rápida da substância por meio da urina.
O radiofármaco é absorvido tanto pelo tecido ósseo saudável quanto pelas áreas alteradas, no entanto, as áreas alteradas apresentam um maior destaque nas imagens da cintilografia, pois é nessas áreas que acaba se concentrando maior quantidade do radiofármaco.
Para a captação das imagens, o paciente é posicionado deitado em uma câmara especial, chamada gama-câmera. O exame leva, em média, de 30 a 40 minutos, mas isso pode variar de acordo com a extensão da área avaliada.
Cintilografia óssea no câncer de próstata
A cintilografia óssea é um dos exames mais importantes para pacientes com câncer de próstata. Isso porque ele é indicado tanto para o estadiamento — definição da localização e extensão do tumor – quanto para acompanhamento e seguimento do paciente com câncer de próstata.
O objetivo principal do exame é pesquisar e identificar possíveis metástases ósseas, ou seja, lesões nos ossos decorrentes do câncer de próstata.
Além dos riscos do próprio tumor ósseo, existem ainda outras consequências como a possibilidade de fraturas e compressão da medula – no caso de tumores na coluna – comprometendo a capacidade de movimentação do paciente.
A elevada precisão da cintilografia óssea permite que esse tipo de tumor seja detectado muito tempo antes do que seria possível em uma radiologia simples, por exemplo. Além disso, o exame permite diagnosticar lesões metastáticas em todo o esqueleto, assim como diversos outros tipos de doenças ósseas, como vimos anteriormente.
Dessa forma, a cintilografia óssea no câncer de próstata é fundamental, pois oferece diversas informações relevantes, precisas e detalhadas à equipe médica, possibilitando assim um início de tratamento mais rápido e eficaz.
Neste vídeo, em nosso canal no YouTube, o Dr. Renato Barra, traz mais detalhes sobre a relação entre a cintilografia óssea e o câncer de próstata. Clique para assistir:
▶️ Onde fazer o exame cintilografia renal estática com dmsa em Brasília-DF?
Para exames de imagem, IMEB
Como vimos neste artigo, o exame de cintilografia óssea no câncer de próstata é muito importante para a detecção precoce de metástases ósseas, possibilitando um diagnóstico mais rápido e preciso, abrindo caminho para um tratamento mais eficaz, com maior chance de cura.
E como sabemos, nos casos de câncer, o diagnóstico precoce é fundamental!
Por isso, se o seu médico solicitou uma cintilografia óssea – ou outros exames de imagem – considere o IMEB como sua opção.
Somos referência no Distrito Federal, dispondo das mais modernas tecnologias diagnósticas e de uma equipe de profissionais preparados e experientes.
Caso você esteja em Brasília ou Entorno e tenha pedido médico, agende agora mesmo seus exames e venha cuidar da sua saúde conosco!
QUERO AGENDAR MEUS EXAMES NO IMEB
Também atendemos diversos convênios. Consulte a lista abaixo para ver se o seu plano está incluído.