Quais os cuidados necessários nos exames de medicina nuclear (PET-CT ou Cintilografia)? - IMEB

Quais os cuidados necessários nos exames de medicina nuclear (PET-CT ou Cintilografia)?

A medicina nuclear é uma especialidade que atua na área de diagnósticos por imagem e, por meio de exames como PET-CT e cintilografia, e com o auxílio de radiofármacos – substâncias que auxiliam na captação das imagens – permite a obtenção de imagens com alto grau de precisão, abrindo a possibilidade para a identificação de diversas doenças, com precisão superior à maioria dos outros exames de imagem.

Os exames de medicina nuclear são considerados extremamente seguros e pouco invasivos. Ainda assim, alguns cuidados precisam ser tomados antes, durante e depois do procedimento.

Neste artigo você vai conhecer quais são esses cuidados que você precisa tomar.

Boa leitura!

Como são feitos exames de medicina nuclear

Como dito acima, os exames de medicina nuclear consistem na obtenção de imagens de órgão e tecidos pelo PET/CT ou pela cintilografia, mediante a administração – por via oral ou intravenosa – do radiofármaco.

Após a administração dessa substância, aguarda-se um determinado tempo (específico para cada tipo de exame) para que seja iniciada a captação das imagens.

A ação do radiofármaco e a alta sensibilidade dos equipamentos de medicina nuclear permitem o registro de imagens que mostram o metabolismo das células na região avaliada, sendo possível, entre outras coisas, verificar a presença de células cancerígenas em atividade, por exemplo.

Possíveis riscos e contraindicações

Algumas pessoas ainda têm receio de exames de medicina nuclear, por conta do uso dos radiofármacos e da pequena quantidade de radiação presente nessas substâncias.

A verdade, no entanto, é que a quantidade de radioatividade recebida pelos pacientes é mínima e incapaz de oferecer grandes riscos à sua saúde. Só para se ter uma ideia: essa radiação é cerca de 100 vezes menor que a emitida em um exame de raio X de tórax, por exemplo.

A cintilografia e o PET-CT podem ser realizados até por crianças, a partir de certa idade, já que as doses do radiofármaco são adaptadas ao peso do paciente.

No caso de mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez e naquelas que estão em fase de amamentação, no entanto, é recomendado evitar esse tipo de exame, para que não haja contato do feto ou do recém-nascido com a radiação.

Neste vídeo, do nosso canal do YouTube, o Dr. Renato traz mais informações sobre o uso dos radiofármacos nos exames de medicina nuclear:

Quais cuidados são necessários nos exames de medicina nuclear?

É necessário que o paciente tenha atenção para alguns cuidados que precisam ser observados, antes, durante e após a realização da cintilografia e do PET-CT. 

Abaixo você confere os principais itens que precisam ser considerados:

Antes de realizar os exames

  1. Alimentação pré-exame

As restrições de alimentação em exames de medicina nuclear variam conforme o tipo de procedimento que será realizado. 

No caso da cintilografia de perfusão do miocárdio, por exemplo, deve-se evitar a ingestão dos seguintes alimentos 24 horas antes do exame:

  • Café ou qualquer alimento à base de cafeína. 
  • Refrigerantes de cola. 
  • Chás estimulantes (chá preto, de canela, chá mate, entre outros). 
  • Chimarrão.
  • Chocolate.

Além disso, é recomendado não se alimentar por 2 horas antes da realização do exame ou, no máximo, ingerir alimentos leves, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarro no dia do exame.

Uma dúvida de algumas pessoas é quanto ao risco de alergias com o exame de cintilografia. Será que existe essa possibilidade? Confira no artigo:

Cintilografia pode causar reação alérgica?

Já no caso da PET-CT, a recomendação é de um jejum de 4h a 6h antes do exame, além de reduzir, ao mínimo necessário, o consumo de alimentos ricos em carboidratos e doces, a partir do dia anterior à realização do exame, como:

  • Pães, biscoitos doces e salgados.
  • Macarrão.
  • Arroz, batatas, beterraba, mandioca e frutas.
  • Doces.
  • Refrigerantes com açúcar.
  • Bebidas adoçadas com açúcar.

Em vez disso, prefira alimentos ricos em proteínas e fibras, como carnes, frango, leite, ovos, legumes e verduras. Só reforçando: apesar de muitas frutas serem ricas em fibras, é importante evitá-las, por conta do alto teor de açúcares. 

Não há qualquer restrição ao consumo de água antes do exame.

No caso de pacientes com intolerância à glicose ou diabéticos que fazem uso de insulina, é importante uma avaliação específica do médico que o acompanha, para liberação do paciente com as devidas orientações. 

  1. Medicamentos que devem ser evitados

A indicação de suspensão de medicamentos para realizar exames de medicina nuclear vai variar de acordo com o tipo de exame que será feito e da região do corpo que será avaliada.

No caso da PET-CT e da cintilografia óssea, por exemplo, não há a necessidade de se suspender a medicação habitual, mantendo assim as dosagens e os horários que são normalmente seguidos.

Em outros tipos de cintilografia, como a miocárdica, pode ser preciso suspender o uso de medicamentos para controle da pressão ou que atuam sobre a circulação sanguínea, assim como betabloqueadores que diminuem a frequência cardíaca, além de medicamentos contra asma e bronquite.

No entanto, é muito importante conversar com o médico para que ele faça a orientação correta sobre a necessidade ou não de suspender determinados medicamentos. 

Conheça mais detalhes sobre a área da medicina nuclear e os exames que fazem parte dessa especialidade:

Medicina nuclear: o que é e principais exames realizados

  1. Roupas e acessórios

No dia da realização dos exames de medicina nuclear, é aconselhável não comparecer ao local do exame portando objetos metálicos ou jóias, como brincos, pulseiras, colares e gargantilhas. Piercing e cintos com fivelas muito grandes também podem atrapalhar o procedimento.

Recomenda-se levar agasalho ou roupas que protejam do frio, já que as salas costumam ser mantidas em baixas temperaturas. 

Além dos acessórios, também é recomendado evitar o uso de cremes, pomadas, loções ou óleos sobre a pele do tórax antes do exame.

Cuidados após os exames

Alguns cuidados que também devem ser tomados pelo paciente após a realização dos exames da medicina nuclear, como:

  • Consumir bastante líquido após o exame, para que a radiação seja eliminada mais rapidamente pela urina.
  • Evitar o contato próximo e prolongado com crianças pequenas e mulheres grávidas, nas primeiras horas após a realização do exame, por conta da radiação.
  • Para exames que usam eletrodos no tórax, recomenda-se evitar exposição ao sol nessa região do corpo por alguns dias.

Todos esses cuidados nem se comparam ao custo-benefício dos exames de medicina nuclear para sua saúde. Saiba mais clicando no artigo:

As vantagens da medicina nuclear para um diagnóstico seguro

Onde realizar exames de medicina nuclear em Brasília?

Neste artigo, você conheceu os cuidados necessários nos exames de medicina nuclear (PET/CT e cintilografia).

Como pudemos ver, é fundamental seguir todas as recomendações e cuidados médicos, antes, durante e após a realização dos exames, a fim de garantir a máxima qualidade das imagens e a proteção do paciente.

No IMEB (Imagens Médicas de Brasília), realizamos os exames de cintilografia e PET-CT com toda a segurança, controle e conforto, para que a sua saúde esteja sempre em primeiro lugar.

Somos a única clínica de diagnóstico por imagem e medicina nuclear do Distrito Federal com a acreditação máxima em excelência pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, visando satisfazer as necessidades dos clientes e oferecer segurança na realização de exames e procedimentos.

Caso você esteja em Brasília ou no Entorno e tenha exames de imagem solicitados, entre em contato com nossa equipe e faça seu agendamento online.

Quero agendar meus exames no IMEB!

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Medicina Nuclear

4 de junho de 2021

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas