Medicina nuclear: o que é e principais exames realizados

Paciente realiza exame de medicina nuclear com o acompanhamento de radiologistas.

Você sabe o que é a medicina nuclear? Assim como a radiologia, a medicina nuclear também é uma área de diagnóstico por imagem. 

Seu funcionamento é simples e baseado em reações químicas do metabolismo do organismo humano.

A medicina nuclear não investiga as doenças pela forma como elas se apresentam do ponto de vista anatômico e estrutural; mas pelo modo como a doença atua do ponto de vista bioquímico, funcional, farmacológico e molecular.

Neste artigo vamos explicar mais a fundo o que é a medicina nuclear, como funciona e os seus principais exames.

O que é a Medicina Nuclear? Como funciona?

A medicina nuclear é uma especialidade médica que utiliza quantidades mínimas de radiação para realizar exames diagnósticos, tratamentos terapêuticos e para auxiliar em procedimentos cirúrgicos.

Diferente dos exames de imagem convencionais, como radiografia, ressonância magnética e ultrassom, a medicina nuclear tem como base analisar a função dos tecidos e dos órgãos. Ela avalia a fisiologia e o metabolismo do corpo.

Esse processo é feito por meio de elementos conhecidos como radiofármacos que apresentam afinidades químicas com determinados órgãos do corpo humano. 

Estes elementos transportam a substância radioativa para o órgão ou tecido a ser diagnosticado ou tratado. Quando um tecido do corpo é afetado por determinadas doenças, como o câncer, ele pode absorver mais (ou menos) de um radiofármaco do que o tecido normal. 

Por meio de câmeras especiais, é feita a coleta do padrão de radioatividade do organismo. Essas câmeras criam, então, imagens que identificam o caminho que o radiofármaco percorreu e o local onde se acumula.

Este tipo de exame evidencia problemas em órgãos internos melhor do que as imagens obtidas com raios X convencionais. 

Vantagens da Medicina Nuclear

Entre as inúmeras vantagens de utilizar a medicina nuclear para o diagnóstico de doenças, as principais são:

    • Possui caráter não invasivo;
    • A técnica fornece informações detalhadas sobre o funcionamento dos órgãos;
    • Baixa exposição à radiação, comparada àquelas utilizadas nos estudos de tomografia;
    • Avaliação do corpo inteiro com uma única dose do radiofármaco;
    • Possibilidade de diagnosticar doenças até então invisíveis pelos exames de radiografia comuns.

Leia também:

Mitos e Verdades sobre Medicina Nuclear: o que você precisa saber.

Quais são os principais exames realizados com medicina nuclear?

  • Cintilografia

O exame utiliza isótopos radioativos para obter o diagnóstico de várias doenças.

Por meio da administração desses medicamentos (via oral ou injetável), é possível identificar o funcionamento de diferentes órgãos e sistemas do corpo. 

E ainda, é possível detectar e tratar alguns tipos de tumores.

Em Brasília, o IMEB é referência em medicina nuclear e dispõe de equipamentos altamente modernos para realizar este e outros exames. 

Confira abaixo a lista dos tipos de Cintilografias realizadas no IMEB e obtenha mais informações sobre cada uma delas: 

 

Para saber mais sobre o exame de Cintilografia, assista ao vídeo abaixo em que o Dr. Renato, médico do IMEB, explica tudo sobre o exame:

 

  • Tomografia por emissão de pósitrons (PET/CT)

O PET/CT (ou PET Scan) é um exame de diagnóstico por imagem que utiliza uma glicose (um tipo de açúcar) marcada com FDG-18F. 

Ele realiza a avaliação de órgãos e tecidos, em especial os tumores malignos.

O medicamento é administrado por via oral, venosa ou inalação. É utilizado uma quantidade muito reduzida da medicação. O tempo de permanência do radiofármaco no organismo, geralmente, é muito curto. Em questão de horas ele é eliminado do corpo, principalmente pela urina.

O que vale ressaltar é que, por meio do exame PET/CT é possível localizar e identificar as lesões tumorais no organismo como um todo. Em casos de suspeita de um câncer, portanto, trata-se do melhor método para um diagnóstico preciso.

Outras recomendações são para confirmação de doenças neurológicas ou psiquiátricas, doenças cardíacas ou por sintomas ainda indeterminados. O PET/CT pode ajudar a diagnosticar doenças até então desconhecidas e que permanecem invisíveis em exames comuns de radiografia.

O PET/CT do IMEB, clínica de diagnóstico por imagem localizada em Brasília (DF), é um dos mais avançados já fabricados pela GE Healthcare, com 128 canais, podendo localizar lesões de até 5 mm. A tomografia do nosso PET/CT é capaz de realizar imagens com cortes ultrafinos de até 0,6 mm.

E mais: os exames de PET/CT são sempre analisados por dois médicos especialistas: um em Medicina Nuclear que interpreta o PET e um Radiologista que interpreta o CT. Nossa equipe é altamente qualificada, com mais de 15.000 exames realizados, artigos científicos publicados em livros e revistas no Brasil.

 

Nos vídeos abaixo, o Dr. Renato, médico do IMEB, explica melhor sobre o que é e como é feito o PET/CT (ou PET/Scan). Acompanhe!

Aprimore o seu diagnóstico com a Medicina Nuclear

Apesar dos avanços que possibilita em diagnósticos e tratamentos, a Medicina Nuclear ainda é pouco conhecida e subutilizada. 

Isso acontece, em partes, devido à menor disponibilidade dos equipamentos necessários em centros hospitalares e ao desconhecimento de profissionais que optam por métodos radiológicos mais convencionais.

Além disso, por falta de uma maior divulgação dessa especialidade, ainda há um certo receio nas pessoas em relação à radiação nuclear, o que diminui ainda mais o acesso aos seus benefícios. 

Um dos maiores desafios do IMEB é tornar a Medicina Nuclear mais acessível, visando saúde de qualidade para toda população. 

O IMEB se tornou a primeira clínica de diagnóstico por imagem e medicina nuclear do Distrito Federal com Acreditação em Nível 3 da ONA (Organização Nacional de Acreditação).

Essa conquista veio consolidar a segurança e qualidade na assistência prestada pelo IMEB. Além disso, a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade pela norma internacional ISO 9001 em sua última versão (2015) comprova que a qualidade é um compromisso do IMEB.

A clínica possui os mais tecnológicos e modernos equipamentos, além de uma equipe multidisciplinar e corpo clínico altamente qualificado para garantir o atendimento humanizado e a segurança na assistência aos pacientes. 

Se você precisa realizar um exame, nós podemos te ajudar!

 

Agende o seu exame.

 

Leia também:

Fale conosco

Deixe sua mensagem aqui.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

IMEB -- 2018 © Copyright
Responsável Técnico: Alaor Barra Sobrinho - CRM-DF 3029