Conheça os cursos disponíveis no IMEB-IES

IMEB IES

O IMEB-IES, Instituto de Educação Superior, foi inaugurado em 2019 pelo IMEB — Imagens Médicas de Brasília —, como parte das comemorações dos seus 30 anos de existência. 

Referência em diagnóstico por imagem e Medicina Nuclear no Centro-Oeste, a Clínica agora conta com uma Instituição com fomento à pesquisa e ao ensino — um projeto que visa formar, capacitar, especializar e atualizar profissionais de saúde na área de Radiologia, além das áreas de Medicina Nuclear, Enfermagem, Farmácia e Biomedicina, também voltados para a radiologia.

Conheça, a seguir, os cursos oferecidos pelo IMEB-IES.

Cursos de Pós-Graduação

Pós-Graduação em Ressonância Magnética: o curso tem como foco a atualização e formação de profissionais qualificados para realizar, interpretar e aplicar os exames adequados para cada situação diagnóstica, por meio de especialização prática desenvolvida nas instalações do IMEB — única clínica com grau de excelência nível 3 no Centro-Oeste dada pela ONA.

Duração do curso: 14 meses (Parte teórica: 250h / Parte prática: 168h)*

* Curso iniciado em agosto/2019.

Para consultar o conteúdo programático, clique aqui.

Residência Médica em Medicina Nuclear: o curso visa capacitar médicos para se tornarem especialistas em medicina nuclear, para aturem com amplo conhecimento teórico e prático nos aspectos de metodologia de radioisótopos, procedimentos diagnósticos, terapêuticos e de investigação científica.

O curso já existe há mais de 10 anos como aperfeiçoamento. O projeto é reconhecido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e pela Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN), estando agora em fase de reconhecimento pelo MEC para se transformar em Residência Médica.

Saiba mais sobre o curso aqui.

Especialização em Física Médica: o curso visa capacitar profissionais com formação técnica e prática para atuarem na área de física médica, proporcionando uma formação multidisciplinar e nos aspectos humanos, por meio da prática em ambiente clínico do IMEB.

Saiba mais sobre o curso aqui.

Especialização em Biomedicina Imagem: o objetivo do curso visa a formação teórica e prática para biomédicos atuarem com as mais avançadas técnicas e protocolos ligados à Radiologia e Diagnóstico por Imagem, nas áreas de Medicina Nuclear, Ressonância Magnética e Tomografia.

Saiba mais sobre o curso aqui.

Especialização em Radiofarmácia: o curso visa a capacitação de profissionais para atuarem em serviços de Medicina Nuclear, plenamente habilitados no trato de radiofármacos utilizados para um diagnóstico preciso e para a terapia de doenças, por meio de técnicas associadas à Medicina Nuclear.

Saiba mais sobre o curso aqui.

Diagnóstico por Imagem para Enfermagem: o curso tem como objetivo a capacitação de profissionais da área de Enfermagem, em técnicas operacionais como instrumento para o diagnóstico por imagem, visando garantir qualidade na assistência ao paciente e possibilitando que atuem nas áreas de Radiologia e medicina Nuclear.

Saiba mais sobre o curso aqui.

Cursos de Qualificação de Curta Duração

Radiofármacos e suas aplicações em diagnóstico e terapia em medicina nuclear: visa formar, capacitar e atualizar profissionais para atuar em toda a cadeia que envolve o uso de radiofármacos de diagnóstico PET, SPECT e tratamentos, desde a sua aquisição, passando pelo recebimento, manipulação, controle de qualidade, dispensação até a administração.

Ao final do curso o aluno estará apto a: 

  • Empregar conhecimentos sobre princípios fundamentais da física das radiações e radioproteção em medicina nuclear e radiofarmácia.
  • Reconhecer as aplicações dos radiofármacos em diagnóstico e terapia.
  • Reconhecer os requisitos e processos de aquisição de radiofármacos e radioisótopos para uso em serviços de medicina nuclear.
  • Operar equipamentos de medição de radiação como contador Geiger Muller e calibrador de doses.
  • Realizar a eluição de geradores de Mo/Tc e os controles de qualidade químico, radionuclídico, radioquímico e de PH em eluato.
  • Realizar a marcação de radiofármacos com 99mTc e realizar seus respectivos controles de qualidade.
  • Efetuar cálculos de doses por peso e decaimento radioativo e realizar sua dispensação segura reconhecendo as vias de administração empregadas.
  • Desenvolver ações de farmacoeconomia, farmacovigilância e tecnovigilância.

Público Alvo:

Farmacêuticos, tecnólogos em radiologia, biomédicos e formandos dessas áreas de conhecimento.

Conteúdo programático:

  • Introdução a radiofarmácia
  • Física das radiações e radioproteção  
  • Produção de radiofármacos
  • Radiofármacos de diagnóstico e terapia
  • Controle de qualidade e garantia da qualidade em radiofarmácia
  • Boas práticas em radiofarmácia hospitalar
  • Legislação aplicada
  • Estágio supervisionado

Carga Horária: 100 horas (sendo 60 horas teóricas e 40 horas práticas, a serem realizadas em radiofarmácia hospitalar, exclusivamente nas unidades do IMEB)*

Para mais informações, clique aqui.

Tecnólogo em Medicina Nuclear: visa capacitar técnicos e tecnólogos em Radiologia para a prática da Medicina Nuclear, oferecendo amplo conhecimento teórico e prático no emprego de radioisótopos e radiofármacos, e em assuntos envolvendo exames, protocolos de exames, imagens moleculares e instrumentação.

Carga Horária: 160 horas (sendo 96 horas teóricas e 64 horas práticas).*

*Curso iniciado em agosto/2019.

Para consultar o conteúdo programático, clique aqui.

Densitometria Óssea: o curso visa a capacitação de profissionais da área de radiologia para realizar, analisar e interpretar o exame de densitometria óssea, com conhecimentos básicos sobre saúde óssea e composição corporal.

Carga horária: 36 horas (sendo 24 horas teóricas e 12 horas práticas).

Saiba mais sobre o curso aqui.

Cursos em parceria com a GE Educação

Além dos cursos citados acima, o IMEB oferece cursos de especialização e capacitação de curta duração em parceria com a GE Educação, com conteúdo e metodologia alinhados ao time Global de Educação da GE, realizados no IMEB-IES.

O calendário da GE conta com uma ampla agenda de cursos oferecidos durante o ano, nas seguintes áreas:

Em junho de 2019, o IMEB realizou na sua unidade da 516 sul, 2 cursos em parceria com a GE. São eles: Técnicas e Protocolos em Medicina Nuclear e Curso Teórico 3 Tesla, e contou, ao final, com certificação da GE Educação. Para saber mais, clique aqui.

Para acompanhar os cursos lançados pela GE Healthcare e realizar a sua inscrição, acompanhe as atualizações no calendário do site:

https://educacaoge.com.br/Calendario

Público-alvo e Ingresso nos cursos

Para ingressar, é preciso prestar vestibular — nos casos de graduação de Tecnólogo em Radiologia e de Residência em Medicina Nuclear —, ou passar por processos seletivos específicos para os demais cursos.

No caso da graduação de Técnico em Radiologia, as vagas serão destinadas a candidatos que possuem ensino médio completo ou equivalente.

Já para as especializações, os candidatos devem ser graduados em suas respectivas áreas: Enfermagem, Farmácia, Biomedicina, Física e Tecnólogo. Nestes, serão contempladas cotas sociais e vagas destinadas a funcionários do IMEB.

Para concorrer à residência em Medicina Nuclear, o candidato precisa ter formação superior em Medicina, em faculdade homologada pelo MEC.

Corpo docente e instalações

O corpo docente do IMEB-IES é formado por especialistas, mestres e doutores em suas referidas áreas. 

As aulas do IMEB-IES são ministradas na sede localizada no Ed. Linea Vitta (616 Sul), em turnos diurno e noturno. A parte prática dos cursos é desenvolvida nas próprias unidades do IMEB.

Caso queira obter maiores informações sobre os cursos oferecidos, entre em contato pelos números: (61) 3771-3805 / (61) 9-9996-1850, ou acesse o site:

https://www.imeb-ies.com.br/entre-em-contato

Fale conosco

Deixe sua mensagem aqui.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

IMEB -- 2018 © Copyright
Responsável Técnico: Alaor Barra Sobrinho - CRM-DF 3029